Setúbal atraiu mais turismo no início deste ano

Dormidas crescem no concelho entre Janeiro e Março 

O número de turistas que visitam Setúbal continua a crescer, com os dados referentes ao primeiro trimestre de 2016 a indicarem um aumento de 13 por cento nas dormidas na hotelaria face a igual período do ano passado. De acordo com dados da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, baseados numa amostra de 87 por cento da oferta turística de Setúbal, entre Janeiro e Março registaram-se 35 mil 536 dormidas no concelho. Aquele total corresponde a um crescimento de 13 por cento em comparação com as 31 mil 394 dormidas verificadas no período homólogo de 2015.
Município de Setúbal tem registado grande afluência de turistas 

Os números agora revelados confirmam a tendência de afirmação do turismo em Setúbal, que, em 2014 e 2015, revelou subidas totais anuais de, respetivamente, 23 por cento e 6,2 por cento nas dormidas.
O encerramento de duas unidades hoteleiras locais, o Hotel Isidro e a Pousada de São Filipe, poderão explicar o menor aumento registado em 2015.
Os primeiros dados de 2016 prenunciam o prosseguimento da rota de crescimento sustentado, tendo em conta, igualmente, que é esperado, no verão, um acréscimo do número de camas devido à abertura de novas unidades de alojamento no concelho.
Depois de no ano passado o número de turistas estrangeiros ter aumentado apenas 1 por cento, o que pode explicar-se pelo encerramento das duas referidas unidades, as dormidas neste segmento aumentaram 13 por cento no comparativo entre os primeiros três meses de 2015 e de 2016, com, respetivamente, 13 mil 48 e 14 mil 687.
Para tal, em muito tem contribuído o trabalho desenvolvido pela autarquia na promoção turística além-fronteiras, que, este ano, está a colher os frutos da participação pela primeira vez, em 2015, em importantes feiras internacionais.
Já o turismo interno cresceu 14 por cento, com Janeiro, Fevereiro e Março a registarem, no total, 20 mil 849 dormidas de turistas nacionais, face a 18 mil 346 de 2015.
Este aumento específico refletirá ainda o grande impacte da telenovela da SIC Mar Salgado, [a telenovela mais vista em Portugal nos últimos anos] que despertou o interesse dos turistas portugueses por Setúbal.
No âmbito da estratégia de projeção externa do concelho, de realçar ainda a distinção de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto em 2016, cujos eventos têm motivado a visita de milhares de pessoas.

Agência de Notícias

Comentários