Seis mil crianças embelezam escolas de Setúbal

“Estas paredes já precisavam de uma bela pintura”

Cerca de seis mil pessoas, entre crianças e adultos, juntaram-se em intervenções diversas em 22 escolas do concelho no âmbito do projeto municipal de requalificação urbana Setúbal Mais Bonita, assente no voluntariado, cuja sexta edição arrancou na sexta-feira. O vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal, Pedro Pina, em visita a algumas escolas aderentes à campanha de participação cidadã, que decorreu até domingo, sublinha que “estão todos muito empenhados em tornar Setúbal mais bonita”. Realizaram-se cerca de oito dezenas de intervenções nas cinco freguesias do concelho, asseguradas pela população, a título voluntário, um dos aspetos que caracterizam o Setúbal Mais Bonita, organizado pela Câmara Municipal em parceria com as juntas de freguesia de Setúbal. 
Setúbal mais Bonita arrancou nas escolas no concelho 

Perto das 11 da manhã, o sol aquece e Catarina, 8 anos, a pintar desde as nove horas de sexta-feira, um dos muros da EB das Manteigadas juntamente com mais de meia centena de colegas, não perde o ânimo. “Este muro já estava pintado. Estamos a pintar para ficar ainda mais bonito”.
Verde, amarelo, azul e vermelho dão cor aos pneus das EB das Manteigadas para a colocação de floreiras, em que são utilizadas trinchas, rolos, ancinhos, tintas e areia. Também os jogos tradicionais, como o da macaca, ganha visibilidade com um reforço de tinta no pavimento.
Os gémeos David e Duarte, de 9 anos, motivados, dão pulos enquanto seguram pás e enxadas. “Queremos trabalhar a terra!”, exclamam.
A vontade é-lhes concedida minutos depois, quando começam a escavar a terra numa pequena zona da escola, num trabalho desenvolvido em equipa, em que quatro pintam e a mãe dos dois irmãos distribui indicações.
A vertente de intervenções nas escolas do projeto Setúbal Mais Bonita aposta este ano também na reabilitação de espaços ajardinados e de enriquecimento de hortas, como acontece na EB das Manteigadas com a plantação de tomate, espinafres, batata e até morangos.
A professora Céu Santo é taxativa no efeito da campanha junto dos mais novos. “Eles empenham-se bastante e têm gosto em participar neste tipo de iniciativas”.
Os exemplos multiplicam-se ao longo da manhã pelas escolas do concelho. Na EB do Peixe Frito são pintadas centenas de metros de muro por cerca de 250 alunos e a professora Sílvia Martinez mostra-se contente com o resultado do trabalho conjunto. “Estas paredes já precisavam de uma bela pintura”, revela.
Já a EB n.º 4 dos Pinheirinhos, que recebeu ontem a visita do jogador Nuno Pinto, do Vitória Futebol Clube, ganha uma cobra pintada no chão, nas traseiras, onde também é pintado de fresco o jogo da glória já gasto.
Até domingo, realizaram-se cerca de oito dezenas de intervenções nas cinco freguesias do concelho, asseguradas pela população, a título voluntário, um dos aspetos que caracterizam o Setúbal Mais Bonita, organizado pela Câmara Municipal em parceria com as juntas de freguesia.
O outro é o envolvimento mecenático de empresas e instituições, como são os casos, este ano, da Barbot, que fornece as tintas a utilizar nas intervenções a um preço reduzido e t-shirts e bonés para os voluntários, do Pingo Doce, da Refrige, do Alegro, do Jumbo, da Águas do Sado, da EDP e dos TST.

Agência de Notícias

Comentários