Quinta do Saldanha, no Montijo, ganha horta urbana

Municipes cedem terreno para construção de horta  urbana 

A Câmara  do Montijo celebrou um contrato de comodato com dois munícipes para a utilização da horta da Quinta do Saldanha como horta urbana. A cerimónia de assinatura do contrato decorreu no passado dia 4 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. João Marcelino e João Gomes, moradores na zona do Saldanha, apresentaram à câmara a sua pretensão de recuperar, preservar e cuidar a horta existente na Quinta do Saldanha. A câmara aceitou esta intenção, pois permite preservar o património municipal, dinamizar estilos de vida saudáveis por via do envolvimento comunitário, promovendo um sentimento de pertença da população ao território.
Terreno destina-se a cultivo para consumo próprio

A cerimónia de assinatura do contrato foi classificada pelo presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, como “um ato simples, mas carregado de profundo simbolismo. Celebrar, pela primeira vez, contratos no âmbito das hortas urbanas é para nós um marco histórico”.
“Este envolvimento da sociedade civil é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade. As hortas urbanas parecem simples, mas têm um efeito social importante junto dos mais jovens, funcionando como elementos de sustentabilidade social e de sustentabilidade dos recursos naturais”, acrescentou o autarca.
João Marcelino demonstrou a sua “alegria por este momento. A nossa pretensão foi satisfeita e estamos empenhados em transformar aquele local num sítio exemplar. O contacto com a terra é algo que faz bem às pessoas. Espero que tudo corra bem e será certamente bom para nós e para a câmara”.
O contrato de comodato assinado entre a câmara e os dois munícipes diz respeito a uma área de terreno com cerca de 210 m2 que só poderá ser utilizada para cultivo de espécies vegetais e hortícolas que devem ser utilizadas para consumo próprio ou comunitário, sem quaisquer finalidades lucrativas. O contrato tem a validade de um ano, podendo ser renovado por iguais períodos.

Agência de Notícias

Comentários