PSD de Setúbal preocupado com futuro da Autoeuropa

Deputados questionam ministro da Economia sobre fábrica de Palmela
Os deputados do PSD do distrito de Setúbal manifestaram a sua preocupação com o futuro da Autoeuropa, em Palmela, num documento enviado ao ministro da Economia, na sequência de notícias de que esta empresa está a equacionar reduzir a produção para um turno diário, o que poderá levar ao despedimento de muitos trabalhadores nas fábricas de componentes para automóveis que dependem em exclusivo da Autoeuropa.
Social-democratas querem respostas do Governo 

Bruno Vitorino recorda que passados 25 anos e 3,5 mil milhões euros de investimento depois, a Autoeuropa constitui-se, sem dúvida, como o maior investimento estrangeiro que opera em Portugal, com cerca de 3500 colaboradores, com um contributo estimado de cerca de um por cento para o crescimento do PIB e representando cerca de quatro por cento das exportações do nosso país.
“A juntar a tudo isto, é preciso realçar que de um total de quase 700 unidades empresariais que fornecem a Autoeuropa, cerca de metade são portuguesas”, acrescenta o dirigente social-democrata.
O deputado do PSD lembra ainda que o anterior Governo e a Autoeuropa assinaram em Maio de 2014 um contrato de investimento de 678 milhões de euros, a realizar até 2019, sendo um dos objetivos a criação de 500 novos postos de trabalho.
“Este investimento, permitiria uma maior aposta no concelho de Palmela e nos concelhos limítrofes, originando a criação de centenas de postos de trabalho para a população, bem como a sustentabilidade e desenvolvimento de outras empresas ligadas ao setor”, sublinha Bruno Vitorino.
Contudo, e de acordo com os meios de comunicação social, Autoeuropa está a equacionar reduzir a produção para um turno diário. Em causa está a quebra de encomendas dos atuais modelos e o tempo de espera pelo novo carro que já obrigou a fábrica portuguesa a recorrer aos ‘down days’ (ferramenta de flexibilização dos horários de trabalho, que permite ajustar o número de veículos produzidos às necessidades do mercado).
Ainda segundo as noticias vindas a público, esta medida a ser implementada poderá levar ao despedimento de muitos trabalhadores nas fábricas de componentes para automóveis que dependem em exclusivo da Autoeuropa, nomeadamente os trabalhadores temporários e contratados a termo.
Estas são notícias que deixam os social-democratas “bastante preocupados” não só com o futuro da Autoeuropa, mas também com o futuro de todas as empresas que dela dependem.
Neste sentido, os deputados do PSD querem saber se o Governo está a par desta situação e que medidas pensa tomar para evitar que esta situação venha a ocorrer, bem como qual o ponto de situação do contrato de investimento celebrado entre o Governo PSD/CDS-PP e a Autoeuropa em Maio de 2014.

Agência de Notícias

Comentários