Projeto europeu premeia escola do Montijo

Escola do Esteval é ouro em eSafety Label

A Escola Básica do Esteval, no Montijo, foi o único estabelecimento de ensino do país a receber o selo de ouro do projeto europeu eSafety Label que distingue as boas práticas ao nível da segurança digital. Em Portugal foram atribuídos 138 eSafety Label, quatro dos quais de prata e apenas um de ouro. O projeto é uma iniciativa europeia dirigida às escolas que visa promover e certificar práticas de segurança em ambiente digital. Ainda na área da educação, na última reunião de Câmara, o executivo garantiu o financiamento europeu, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, referente à operação de “Adaptação de Edifício Devoluto para Jardim de Infância no Alto Estanqueiro”, no montante de mais de 184 mil euros.
Escola Básica do Esteval com prémio ouro da Europa

Esta distinção, diz fonte do gabinete de comunicação da autarquia, "é um motivo de orgulho para o Município do Montijo e reflete o trabalho desenvolvido pela direção do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, pelo pessoal docente e não docente, alunos, encarregados de educação e município, que têm feito da escola um espaço de aprendizagem que extravasa os programas letivos".
Em Portugal foram atribuídos 138 eSafety Label, quatro dos quais de prata e apenas um de ouro.
O eSafety label é uma iniciativa europeia dirigida às escolas que visa promover e certificar práticas de segurança em ambiente digital. É uma ferramenta gratuita que ajuda as escolas a proporcionar um ambiente e acesso seguros às tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula, motivando professores e alunos para a questão da segurança no uso da Internet.

Jardim de Infância do Alto Estanqueiro com financiamento europeu
Na reunião de câmara de 25 de Maio, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, informou que a Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional Lisboa (POR Lisboa) deliberou a efetividade do financiamento europeu, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), referente à operação de “Adaptação de Edifício Devoluto para Jardim de Infância no Alto Estanqueiro”, no montante de 184 mil 479,49 euros.
Assim, as três candidaturas submetidas em 2014 pelo Município do Montijo ao POR Lisboa, em regime de aprovação condicionada – Overbooking, foram objeto de financiamento efetivo, correspondendo a um investimento total de um milhão 52 mil 957 euros e a um financiamento do FEDER (65 por cento) de 684 mil 315,90 euros.
As outras duas candidaturas que foram alvo de aprovação foram as operações de “Reabilitação do Mercado Municipal do Montijo” e da “Requalificação da Rua Miguel Pais – Cais dos Vapores”, com financiamento efetivo nos montantes de 443 mil 300 euros e de 56 mil 535,99 euros, respetivamente.

Comentários