Praça da República em Azeitão ganha nova imagem

"Rossio" de Vila Nogueira está mais atraente 

A Praça da República, um dos espaços públicos mais emblemáticos de Vila Nogueira de Azeitão, está com uma imagem urbana mais atrativa e com uma nova configuração, resultado de uma obra de requalificação inaugurada no sábado à tarde. A intervenção urbanística naquele espaço, também conhecido por “Rossio” de Vila de Nogueira, permitiu “devolver uma área que funciona como sala de visitas da vila ao usufruto da população”, salientou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves. A obra foi dinamizada ao longo de três meses, num investimento global de cerca de 200 mil euros.
"Rossio" em Vila Nogueira de Azeitão  foi remodelado 

Um amplo passeio, construído em granito, “material nobre, duradouro e que se enquadra em harmonia com os traços arquitetónicos da vila”, sublinhou a autarca, com zonas de estadia e embelezada por uma peça escultórica, um cacho de uvas gigante, marca a nova imagem urbana da Praça da República.
A nova zona de circulação pedonal, que recebeu mais de duas dezenas de árvores plantadas em caleiras e mobiliário urbano diverso, foi projetada no espírito de mobilidade para todos, com uma faixa com 150 metros de pavimento tátil para invisuais que atravessa todo o passeio e que faz ligação com as passadeiras.
Uma escultura de grandes dimensões, um cacho de uvas “alusivo à atividade vitivinícola e símbolo da região”, destacou Celestina Neves, com um apontamento de água, em estilo de cascata, em sistema de recirculação, é outro motivo de interesse para azeitonenses e visitantes da nova Praça da República.
A peça escultórica, da autoria da mesma equipa da Câmara  de Setúbal que fez o projeto geral da obra, executada pela empresa Parque Eden, consiste num cacho invertido, com uvas em tons amarelados e cuja cor é realçada por iluminação decorativa instalada.
No novo desenho urbanístico do “Rossio” de Vila Nogueira de Azeitão foi ainda definida uma área dedicada para autocarros urbanos e turísticos. “É um ponto de paragem para largar e apanhar passageiros. Deixou de ser estacionamento”, frisou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão.
A obra, impulsionada pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara de Setúbal, que contribuiu com o projeto de execução e mão de obra ao nível dos asfaltamentos, foi dinamizada ao longo de três meses, num investimento global de cerca de 200 mil euros.

Obra recupera zona nobre da freguesia 
“A obra de requalificação da Praça da República liberta esta magnífica praça para o usufruto dos cidadãos, anulando a imagem que teve, por muitas décadas, de posto de abastecimento de combustível e paragem de autocarros”, realçou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.
A autarca adiantou que, apesar na nova configuração, “a praça continua a ter todas as condições para a paragem de autocarros para largada de passageiros, mas tem também uma nova imagem, mais atrativa, mais consonante com o estatuto de centro de uma das mais históricas e importantes freguesias do concelho”.
A requalificação, cujos trabalhos incidiram numa área de intervenção com cerca de três mil metros quadrados, foi complementada por uma operação, realizada anteriormente na zona superior da Praça da República, que incluiu o tratamento das áreas ajardinadas e limpeza do pelourinho.
“Azeitão assiste a um progresso de qualidade que em muito se deve à concertação de esforços entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Setúbal. Esforços que fazem de Azeitão uma terra onde é cada vez melhor viver, que é cada vez melhor para viver”, vincou Maria das Dores Meira.

Agência de Notícias

Comentários