Palmela homenageou bombeiros do concelho

Os bombeiros são “exemplos de profissionalismo e cidadania”

No domingo, dia 29 de maio, o município de Palmela homenageou os bombeiros do concelho, na sessão solene evocativa do 16º Dia Municipal do Bombeiro, que decorreu no Auditório de Pinhal Novo. Centralizado, este ano, em Pinhal Novo, o programa comemorativo teve como tema “Comunidades resilientes, a importância do patamar local” e decorreu ao longo do mês de Maio, com destaque para a realização de simulacros de sismo e incêndio desenvolvidos com a comunidade educativa e para o Seminário “Centros Históricos – Segurança, Resiliência e Sustentabilidade”. A cerimónia ficou  marcada pela assinatura dos protocolos de cooperação financeira com os Bombeiros de Palmela e Pinhal Novo, para comparticipação da requalificação dos quartéis das duas instituições, aprovado pelo executivo em Abril, em que o município se obriga a comparticipar até ao máximo de 50 por cento do valor total das empreitadas.
Mês dedicado aos bombeiros encerrou em Pinhal Novo 

A cerimónia contou com as intervenções de Raul Prazeres e José Calado, Comandante e presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, respetivamente, Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Carlos Picão, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, Rui Costa, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, António Marques, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, Ana Teresa Vicente, Presidente da Assembleia Municipal de Palmela e Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela.
A anteceder as intervenções das entidades anfitriãs e convidadas, a Câmara Municipal celebrou protocolos de cooperação financeira com os Bombeiros de Palmela e Pinhal Novo, para comparticipação da requalificação dos quartéis das duas instituições, aprovado pelo executivo em Abril, em que o município se obriga a comparticipar até ao máximo de 50 por cento do valor total das empreitadas.
Este apoio surge, diz a autarquia de Palmela, "na sequência do trabalho de parceria pioneiro que o município e as três associações do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura – têm mantido, no sentido de dotar as corporações das melhores condições de trabalho, conducentes à prestação de um serviço de grande qualidade às populações".
Anualmente, são atribuídos apoios para o funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes e para investimento em equipamento, viaturas e instalações. Os Bombeiros de Águas de Moura inauguraram, em 2009, um novo quartel, recenseando-se, agora, outras necessidades.
Apesar de terem visto recusadas as candidaturas apresentadas ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, no âmbito do Portugal 2020, as Associações de Bombeiros de Palmela e de Pinhal Novo vão continuar a procurar cofinanciamento, quer através de fundos comunitários, quer junto de terceiros, para a concretização dos investimentos significativos, previstos para cada um dos quartéis.

Academia da Proteção Civil concorre a prémio nacional 
A sessão solene de homenagem foi, também, marcada pela atribuição de Medalhas de Comportamento Exemplar a uma dezena de bombeiros das corporações de Palmela e Pinhal Novo e pela apresentação de uma pequeno filme sobre a Viatura Itinerante da Academia de Proteção Civil.
Neste momento simbólico, Álvaro Balseiro Amaro dirigiu palavras de reconhecimento do Município aos bombeiros do concelho e suas famílias, “exemplos de profissionalismo e cidadania”. O presidente da Câmara reconheceu, também, a “boa gestão dos meios que dispõem”, contribuindo, desta forma, "para um concelho mais seguro".
O autarca sublinhou ainda o investimento em mecanismos de prevenção, nomeadamente, com planos de segurança e no apoio à formação já prestado pela Academia da Proteção Civil e recordou o processo de cedência de um terreno para as novas instalações do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, em Aires. Álvaro  Amaro anunciou, também, que o Município de Palmela foi nomeado, fruto da apresentação de uma candidatura, para os Prémios “Município do Ano Portugal 2016”, promovidos pela Universidade do Minho e que visam reconhecer boas práticas. Trata-se de uma iniciativa à qual concorreram 93 municípios e Palmela apresentou a Viatura Itinerante da Proteção Civil.

Agência de Notícias

Comentários