Interculturalidade desperta juventude em Setúbal

 "Juventude tem um espaço privilegiado no quotidiano do município"

A interculturalidade foi partilhada no Fórum da Juventude de Setúbal,  no âmbito do m@rço.28, programa promovido pela Câmara Municipal de comemoração do Mês da Juventude. A presença do movimento juvenil do concelho e de diferentes entidades e associações nesta iniciativa foi enaltecida pelo vereador com o pelouro da Juventude da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, na sessão de abertura do Fórum da Juventude 2016. “Dá sentido ao trabalho dinamizado pela autarquia na aproximação dos jovens à cidade”. 
Fórum da Juventude decorreu com muitas atividades

O autarca salientou que “a voz da juventude tem um espaço privilegiado no quotidiano do município, com desafios e atividades constantes”, o que levou a que a sessão constituísse um “importante espaço de partilha e de participação para as novas gerações, que podem dar a conhecer os seus trabalhos”.
Pedro Pina vincou que a participação no encontro dá “mais força à autarquia na criação de novas parcerias e de projetos conjuntos”.
“A Interculturalidade” deu o mote ao Fórum da Juventude 2016, com o primeiro dia, a 13, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a servir de encontro para partilha de ideias entre o movimento associativo juvenil do concelho.
A sessão, intitulada “7 Talks – Projetos jovens em ação”, com a presença de mais de uma centena de jovens, contou com a participação da Setúbal Academy, do projeto Mudar o Olhar, de You Name It Portugal, da Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião da Gama e de Sheila Pereira + Aida Ferrer.
A Voluntiir, a LONO – Land Of No One, o Clube de Animação Jovem da APPACDM, a Academia de Voleibol de Praia, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal, o Nosso Bairro, Nossa Cidade, a Edinstvo – Associação de Imigrantes dos Países de Leste e o grupo Bêco foram outros organismos e projetos presentes no encontro.
O Fórum da Juventude 2016 passou ainda pelo Largo José Afonso, com a apresentação da “JAM – Jovens, Arte e Movimento”, espaço com demonstrações de basquetebol, voleibol e slackline, desporto de equilíbrio sobre uma fita, além de atividades gastronómicas e de artes plásticas.
O certame intercultural, que se prolongou até às 02h00, contou com um “World Café”, dinamizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e pela ACM – Associação Cristã da Mocidade, em que os jovens colocaram, em árvores, frases com desejos.
Houve ainda a inauguração da exposição “Setúbal: Diálogo Intercultural em Cartaz”, constituída por quarenta fotografias sobre a interculturalidade na cidade, e a exibição do vídeo “Setúbal: Jovens, Sonhos e Projetos”, realizado pela YTv, da ACM de Setúbal.
Jovens artesãos, como Carolina Santos, de “O Canto do Pardal”, e Liliana Valente, e das instituições Blank e Edinstvo aproveitaram o encontro para apresentarem alguns trabalhos manuais.
A dança teve uma forte presença no evento, com as participações do Estúdio de Dança Kelly Nakamura, da Edinstvo, de Badii Carter, da Classe Andreia Gravata, de Natacha Joaquim, da Fashion Toques, do Vitória Futebol Clube, da BS Dancerz e de Sheila Pereira + Aida Ferrer. Decorreu ainda uma demonstração de capoeira, com o instrutor Boca.
Setúbal Academy, Zyola + Mcbtk + Two-One-Two, Mr. Jojo + Zé Miguel Zambujo, APPACDM + Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, Cristiano Chakal + João Diogo e EST’Tuna foram as instituições e os artistas locais que deram música ao certame.
O Fórum da Juventude, organizado pela Câmara Municipal, com a colaboração do movimento juvenil do concelho, é um espaço de debate e troca de experiências que reúne anualmente no âmbito do m@rço.28, programa que assinala localmente o Mês da Juventude.
Nesta edição, realizada com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, integrou ainda o Maio – Diálogo Intercultural, programa de valorização das diferentes culturas do concelho, a decorrer ao longo do mês.

Agência de Notícias

Comentários