Grandola lança linha de apoio para a população idosa

Autarquia lança novo serviço de apoio telefónico durante a Feira Sénior este sábado

A 8.ª edição da Feira Sénior de Grândola realiza-se este sábado, 14 de maio, a partir das nove horas, junto ao Complexo Desportivo José Afonso com a receção aos cerca de 400 idosos participantes dos programas de envelhecimento ativo direcionados à população idosa do Município de Grândola e conta com a presença de outros município convidados: Beja, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Sines. No mesmo dia, a autarquia lança a Linha Sénior de Grândola. "Uma linha de atendimento telefónico especializado em informar, encaminhar, acompanhar e mitigar os efeitos da solidão e do isolamento da população idosa do concelho", diz a autarquia.
Feira Sénior decorre este sábado à tarde em Grândola 

O novo serviço prestado pela autarquia vai ser implementado durante a Feira Sénior de Grândola – Geração +. A Linha Sénior de Grândola é uma "linha de atendimento telefónico especializado em informar, encaminhar, acompanhar e mitigar os efeitos da solidão e do isolamento da população idosa do concelho". A Linha Sénior de Grândola prestará informação e esclarecimento sobre praticamente todos os assuntos relacionados com a idade sénior: Saúde, Segurança Social, Habitação, Obrigações Familiares, Legislação, Ação Social, Violência Doméstica, Solidão, Isolamento, Abandono, Equipamentos e Serviços Existentes, Lazer, Voluntariado, Respostas Sociais ou Projetos específicos.
A Linha é gratuita (800 209 583), vai funcionar das nove às 13 horas e poderá ser "utilizada não só pela pessoa idosa, mas também pelo cuidador, vizinho, amigo, encontrando do outro lado alguém preparado para dar resposta, informar e encaminhar para as entidades competentes, pois tratar-se-á, não de uma linha de emergência, mas sim de uma linha de apoio, cujo serviço será assegurado por pessoal técnico especializado, cujo perfil obedeça a um conjunto de características pessoais e técnicas capazes de produzir um atendimento personalizado e adaptado à pessoa idosa", explica a autarquia do distrito de Setúbal.
Para o município de Grândola "este serviço é uma aposta na prevenção de situações de risco e sinalização de situações de perigo já existentes, contribuindo para o aumento da promoção do envelhecimento ativo, dando cumprimento à missão de combate à solidão e defesa de direitos e de valorização crescente e constante da pessoa idosa e das suas famílias". 
Cerca de meio milhar de idosos são esperados este sábado 
A 8.ª edição da Feira Sénior de Grândola realiza-se este sábado, 14 de maio, a partir das nove horas, junto ao Complexo Desportivo José Afonso com a receção aos cerca de 400 idosos participantes dos programas de envelhecimento ativo direcionados à população idosa do Município de Grândola (Universidade Sénior de Grândola e Programa Viver Solidário).
Após a receção, terá lugar a tradicional arruada pelas ruas da Vila Morena, acompanhada pelos músicos da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, até ao Parque de Feiras e Exposições.
Depois da Abertura Oficial da Feira, os idosos propõem-se realizar um Coração Humano no âmbito das Comemorações do Mês do Coração. Ainda no período da manhã, decorrerá o 11.º Encontro Regional de Exercício Físico para a 3ª Idade.
A tarde vai ser preenchida com um vasto conjunto de momentos culturais e desportivos: dança, ginástica e música, onde se destaca a atuação da Morenitótuna. Simultaneamente os visitantes e participantes na Feira Sénior poderão visitar e realizar um vasto e diversificado conjunto de atividades nos stands de expositores presentes na Feira.
Destaque para o Stand Social cujas receitas realizadas ao longo do dia serão oferecidas a uma instituição particular de solidariedade social de apoio a idosos, mediante sorteio a realizar durante a matiné dançante.
O encerramento da 8.ª edição da Feira Sénior de Grândola fica a cargo do Grupo Musical Falta 1.

Agência de Notícias

Comentários