Flores voltam a marcar Montijo Lugar de Encontros

O dia em que a flor inundou as ruas e as janelas da cidade 

A 4.ª edição do projeto Montijo Lugar de Encontros arrancou com cores e cheiros próprios de uma cidade merecedora do título Capital da Flor, na Praça da República. Montras floridas, grinaldas de flores, passeios de charretes, dança e muitos motivos para registar o momento de encontro com a flor foram os ingredientes de uma manhã muito animada. Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, afirmou ser “um momento feliz de cooperação entre a Câmara Municipal do Montijo e as forças vivas da cidade”. 

Montijo Lugar de Encontros arrancou com muitas flores 


Quem passou pelo centro da cidade pode aproveitar o painel de flores para ficar com o registo fotográfico. A equipa do RSI da Escola Profissional do Montijo executou flores em croché e o Serviço Educativo do Museu Municipal realizou dezenas de grinaldas floridas para miúdos e graúdos. A animação de rua contou, ainda, com a atuação dos seniores do Ginásio Clube do Montijo e das crianças e jovens da Academia Dance Fusion.
Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, afirmou ser “um momento feliz de cooperação entre a Câmara Municipal do Montijo e as forças vivas da cidade”.
O autarca considerou o projeto crucial na dinamização do centro da cidade, na valorização do espaço público. “A partir deste dia, o Montijo Lugar de Encontros irá animar as ruas e levar a festa ao centro da cidade, à frente ribeirinha e também ao comércio”, sublinhou o autarca, considerando a animação de rua “fundamental para melhorar a vida da cidade através da regeneração urbana, da consolidação do comércio, do reforço das relações entre as pessoas, do reforço da coesão social e da promoção da cultura”.
“Esta iniciativa comprova a forma como valorizamos os seus atores, associações, empresários, os nossos comerciantes, a nossa criatividade, o conhecimento e a cultura”, exaltou Nuno Canta.
À noite, a Quinta do Saldanha recebeu o Desfile de Moda Ecológica apresentado pelo grupo disciplinar de Artes Visuais e Tecnológicas do Agrupamento de Escolas de Montijo. O projeto envolveu alunos desde o pré-escolar ao 3.º ciclo, professores, assistentes operacionais do agrupamento, pais e encarregados de educação, que executaram os fatos utilizando vários materiais recicláveis.
A programação do primeiro fim-de-semana do Montijo Lugar de Encontros contou ainda no domingo, dia 22 de Maio no Passeio do Cais (estacionamento da reforma agrária), com o Color Music Fest, promovido pela Associação Frente Ribeirinha.
Esta foi uma iniciativa realizada em parceria com a Marca Flores do Montijo e com a Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro. O comércio local, numa ação que contou com o apoio da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação Montijo- voltou a cumprir o desafio de florir montras e lojas.


Montijo Lugar de Encontros decorre até 23 de Julho

No âmbito da dinamização do centro histórico, o projeto municipal Montijo Lugar de Encontros "tem vindo a solidificar-se com um impacto bastante positivo através do envolvimento de inúmeros parceiros, enraizando na população o sentimento de pertença, o fortalecimento da identidade cultural e aumentando o nível de participação da sociedade civil", diz a autarquia montijense.
De Maio a Julho, a Câmara Municipal do Montijo irá promover, às sextas-feiras e sábados, vários Encontros com a Dança, Música, Desporto, Moda, Gastronomia e Vinhos.
O Anim’Art Montijo – Com Todos os Sentidos! é uma das iniciativas municipais mais relevantes do Projeto Montijo Lugar Encontros. Assim, o Anim’Art Montijo conta com a forte participação dos comerciantes que, no dia 25 de Junho, promovem vários eventos junto aos seus estabelecimentos, criando uma Rota de Animação no centro histórico da cidade que se prolonga pela noite dentro.
A 8 de Julho, entre as 19 e as 22 horas, no Moinho de Maré do Cais, acontece a Sunset Wine com o Porco à volta do mundo! Uma degustação de 10 pratos, com confeção variada típica de várias partes do mundo. Sabores provenientes da América do Sul, Europa e Ásia. Destacam-se os escabeches, teriyakis, glaceados e coentradas. Uma viajem ao sabor do porco e dos seus sabores. Adequados aos vários sabores, serão servidos vinhos da região vinícola de Palmela.
No dia 23 de Julho, o encerramento do Montijo Lugar de Encontros ficará marcado pelo espetáculo de música jazz com o Grupo South River Jazz Band, às 22 horas, na Praça da República.

Consulte aqui a programação completa na página do Montijo Lugar de Encontros.



Comentários