Flores deram "nova alma" ao coração de Setúbal

"Acho maravilhoso que as flores invadam as praças principais de cada cidade" 

A I Festa da Flor animou a Praça do Bocage, em Setúbal, na terça-feira, com o objetivo de sensibilizar os munícipes para os valores ambientais, estéticos e culturais associados aos espaços verdes. A possibilidade de conferir “outra alma” à cidade, através do desafio aos cidadãos para “embelezarem com plantas os seus espaços privados, dando, assim, continuidade ao trabalho desenvolvido pelo município nos espaços públicos”, é, como refere a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, o objetivo da Festa da Flor, inserida no Eva Dream Florir Portugal.

Praça do Bocage recebeu Festa da Flor esta terça-feira 

O dia começou chuvoso e os participantes, num total de 25 expositores, temeram que pudesse ficar estragada a primeira edição da Festa da Flor, de arranque de uma campanha com diversas ações, em que a população é desafiada a embelezar as varandas e janelas com flores, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do projeto Eva Dream Florir Portugal, impulsionado por Tó Romano.
No entanto, a partir das 10h30, as condições meteorológicas melhoraram, os expositores suspiraram de alívio e a praça começou a encher-se de gente curiosa com o que ali se passava. Foi o momento certo para a inauguração oficial do evento pela presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, acompanhada de Tó Romano.
A autarca fez questão de passar por todos os stands para dar as boas-vindas e agradecer a presença das várias empresas e instituições presentes. Em alguns locais, ouviu dicas sobre como cuidar de determinadas plantas e flores, e na banca da Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal recebeu uma rosa com um poema das mãos da artista plástica e poeta Carmo Candeias.
“Estou na banca da Artiset a vender flores, mas quis fazer algo diferente. Lembrei-me de colocar pequenas quadras junto com as rosas e vendê-las assim às pessoas. Já alegrei algumas que chegam aqui um pouco tristes mas saem com outra alma”, conta a artista.
A possibilidade de conferir “outra alma” à cidade, através do desafio aos cidadãos para “embelezarem com plantas os seus espaços privados, dando, assim, continuidade ao trabalho desenvolvido pelo município nos espaços públicos”, é, como refere a presidente da autarquia, o objetivo da Festa da Flor, inserida no Eva Dream Florir Portugal.
O projeto de Tó Romano lança o desafio de incentivar os munícipes a embelezar varandas e janelas com flores e, simultaneamente, promover ações no espaço público.
A Festa da Flor, a decorreu todo o dia de terça-feira e contou com artesãos, artistas, associações culturais, empresas de construção e manutenção de espaços verdes, floristas, horticultores, máquinas e ferramentas, materiais para construção e manutenção de espaços verdes e viveiristas.

“Sensibilizar a população para florir as suas varandas e janelas”
As Hortas Urbanas das Amoreiras, projeto municipal para produção agrícola em espaços comunitários, também estiveram presentes para mostrar o que os munícipes têm plantado e produzido.
Tó Romano esteve logo de manhã na Praça do Bocage e ficou satisfeito com o que viu. “Acho maravilhoso que as flores invadam as praças principais de cada cidade. O florir de uma cidade passa pela atenção que cada autarquia dá aos seus espaços públicos e jardins”.
Para o impulsionador do Eva Dream, “quando uma praça bonita como a de Bocage fica repleta de flores, chama a atenção das pessoas, que depois começam a falar umas com as outras e passam a palavra”, o que constitui um passo para concretizar o desígnio de “sensibilizar a população para florir as suas varandas e janelas”, disse Tó Romano.
Muitos setubalenses tiveram curiosidade de visitar o evento e comprar algumas plantas, como foi o caso de Fátima Pacheco, que adquiriu uma begónia, no stand da Argovita. “Achei que esta flor é tão bonita que tive de comprá-la. É para juntar às plantas que tenho em casa e trato com muito cuidado”, garante.
Para Fátima Pacheco, esta é uma boa iniciativa para a cidade, opinião partilhada por Noélia que já leva também algumas flores que lhe ofereceram.“É uma festa maravilhosa que devia repetir-se mais vezes. Adoro flores. Tenho-as no meu jardim e a embelezar a minha varanda. Toda a gente devia ter plantas em casa”.
Satisfeitos com a iniciativa e com as vendas, os expositores também prometiam voltar na próxima edição do evento. Ana Maria Silva, do estabelecimento Flor Formosa, que pretende regressar, pensa que “os edifícios deviam ter mais flores nas varandas e nas janelas para a cidade ficar mais alegre e com mais cor”.
Cristina Moura, da Argovita, garante que nos últimos tempos, “graças às iniciativas que a Câmara de Setúbal tem desenvolvido, é notória uma grande dinâmica na Baixa, com os comerciantes a quererem florir as entradas das suas lojas”, o que tem levado muitos deles a pedir conselhos sobre plantas na sua empresa.
Enquanto nos stands se vendem as mais variadas espécies de plantas e flores, como rosas, gerberas, cravos, alfazemas, alecrim e begónias, entre muitas outras, a artesã Inês de Barros Batista orienta, no chão da praça, defronte da estátua do Bocage, a conceção de uma mandala com flores.
O projeto foi iniciado pela artesã, mas os setubalenses são convidados a participar e a deixarem o seu contributo, com a colocação de flores que fazem crescer a mandala.

Agência de Notícias

Comentários