Figueirinha vai ser centro de acções ambientais e de limpeza

Câmara de Setúbal já prepara iniciativas para a época balnear 

Arranca já no próximo dia 20 de Maio, prolongando-se até Setembro, em Setúbal um conjunto de iniciativas ambientais, que incluem acções de sensibilização e de limpeza, centradas na Praia da Figueirinha. Estas iniciativas vão decorrer no âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul 2016. Esta acção, para o público escolar, enquadrada no Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de Maio, pretende, segundo a autarquia, “alertar os mais novos para a necessidade de defesa e manutenção da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição marinha”.
Atividades na Praia da Figueirinha arrancam na sexta-feira

“Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade” é o tema de uma actividade a realizar na sexta-feira, de manhã, na Reserva Natural do Estuário do Sado, na zona da Mitrena, promovida pela Câmara de Setúbal, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e pelo Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas, inserida no projeto Eco-Escolas. Esta acção, para o público escolar, enquadrada no Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de Maio, pretende, segundo a autarquia, “alertar os mais novos para a necessidade de defesa e manutenção da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição marinha”.
A actividade “Ao Salvamento!”, dia 5 de Julho, entre as 10 e as 12 horas, será “a primeira a realizar-se na Praia da Figueirinha no âmbito do programa Bandeira Azul 2016, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela Câmara  de Setúbal, com o apoio do  Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas, dos Transportes a Sul do Tejo, da Foundation for Development Education , da Associação da Bandeira Azul da Europa e do Figueirinha Beach Louge”, revela a autarquia.
Esta acção, aberta à população em geral, inclui “a simulação de um resgate de um golfinho e de uma tartaruga, com as regras e indicações necessárias em caso de socorro de animais marinhos”.

Limpeza do areal a 19 de Julho 
Para o dia 19 de Julho, também entre as 10 e o meio-dia, está agendada uma acção de limpeza do areal da Figueirinha, aberta à população, igualmente promovida pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela autarquia, sob o lema “Por um Mar sem Beatas!”. Os sacos e as luvas para a recolha dos lixos e resíduos da areia serão “fornecidos pela organização da actividade, devendo os voluntários trazer lanche, água, chapéu, protector solar e calçado confortável”, revela o munícipio sadino.
O programa inclui ainda as exposições fotográficas “Valores da Arrábida”, dinamizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e pela Câmara Municipal, e “Os mais procurados!”, pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela autarquia. As mostras estarão patentes ao público entre 18 de Junho e 18 de Setembro, na calçada da Figueirinha, praia que ostenta, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência das zonas balneares.

Agência de Notícias

Comentários