Canal Caveira em festa este fim de semana

Festa da Coqueira dá a conhecer tradições gastronómicas do campo 

Canal Caveira, no concelho de Grândola, localidade sobejamente conhecida pelo “Cozido à Portuguesa” dá a conhecer, este fim-de-semana (7 e 8 de Maio) na Festa da Coqueira, tradições gastronómicas do campo como “Jantarinho de Carrasquinhas", "Jantarinho de Acelgas" e “Jantarinho de Catacuzes". 
Festa da Coqueira é uma das mais antigas tradições alentejanas

A proximidade com a natureza onde predomina uma grande e rica variedade de plantas aromáticas, foi fundamental no início do seculo XX para a descoberta e confeção de novas receitas, com “acelgas”, “catacuzes” ou “carrasquinhas”.
Esta festa organizada pela Associação Sociocultural da Aldeia Nova de São Lourenço de Canal Caveira com o apoio do Município de Grândola, é também uma homenagem à Coqueira, a mulher que naqueles tempos cozinhava a comida para os trabalhadores do campo que andavam na monda, ceifa e na tira da cortiça.
O grande destaque da Festa da Coqueira vai para sábado, onde a partir das 8h30 da manhã é possível assistir à recriação histórica do “coque”, com a tradicional confeção da comida no fogo de chão, em panelas de barro. Segue-se um almoço típico onde se pode apreciar "Jantarinho com Carrasquinhas", "Jantarinho com Acelgas" e Jantarinho com Catacuzes".
A Festa da Coqueira que apresenta um espaço para mostra e venda de produtos regionais, promove também as tradições musicais com atuações de diversos grupos: “As Margaridas de Maio”, Grupo Coral “Cantares da Aldeia de Azinheira de Barros” e Grupo “Vozes Culturais de Canal Caveira”.

Agência de Notícias

Comentários