Dá um Gosto ao ADN

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Palmela dedica mês de Maio aos bombeiros do concelho

Dia Municipal do Bombeiro assinalado com um mês de reflexão, convívio e simulacros 

Ao longo do mês de Maio, a Câmara de Palmela e as três associações de bombeiros do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura – assinalam o Dia Municipal do Bombeiro com um vasto programa comemorativo, centralizado, este ano, em Pinhal Novo, de acordo com a metodologia de rotatividade instituída na organização. O programa foi apresentado na Biblioteca Municipal de Palmela, e conjuga a experiência adquirida ao longo dos últimos anos com alguns momentos inovadores, contribuindo, uma vez mais, para homenagear e afirmar o papel dos bombeiros na sociedade.
Comemorações decorrem este ano em Pinhal Novo a partir de 1 de Maio

Na sua 16.ª edição, as comemorações têm, como tema, “Comunidades resilientes, a importância do patamar local”, sublinhando a importância de termos populações mais despertas e bem preparadas para agir, em caso de risco ou catástrofe.
"A Viatura Itinerante da Proteção Civil, apresentada publicamente no início da semana, vem contribuir para esse propósito e terá participação ativa nas comemorações, nomeadamente, nos simulacros de sismo e incêndio a desenvolver com a comunidade educativa, testando os planos de segurança. Pela segunda vez, será realizado, também, um simulacro num equipamento público – o Mercado Municipal de Pinhal Novo – e um exercício conjunto noturno, na Estação Ferroviária , envolvendo as três corporações, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a REFER.", explica a autarquia. 
Destaque, ainda, para o Seminário “Centros Históricos – Segurança, Resiliência e Sustentabilidade”, que lançará o debate relativo ao Plano de Emergência para o Centro Histórico de Palmela, e para a sessão solene de homenagem aos bombeiros do concelho, onde será atribuída a Medalha Municipal de Comportamento Exemplar.
Para o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, "este mês de confraternização, trabalho e homenagem, constituirá, também, oportunidade de discussão sobre a política municipal para esta área, sublinhando compromissos como o apoio à requalificação dos quartéis dos Bombeiros de Palmela e de Pinhal Novo, que o município comparticipará até 50 por cento, o apoio à formação dos bombeiros". 
Álvaro Amaro destacou ainda a ida para o terreno da Viatura Itinerante, que "poderá vir a ser utilizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Plano de Emergência para o Centro Histórico e a disponibilidade para comparticipar a renovação do parque de viaturas, num momento em que poderão ser abertas linhas de acesso a fundos comunitários para este fim", referiu o autarca. 
O programa comemorativo abre a 1 de Maio, com o 65.º aniversário dos Bombeiros de Pinhal Novo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010