Setúbal promove Fórum de Treinadores de Futebol

Os melhores treinadores de Portugal reunidos no Fórum Luísa Todi 

Setúbal promove, esta segunda e terça-feira, 21 e 22 de Março, o Fórum de Treinadores de Futebol e Futsal. A iniciativa – um dos destaques do programa da Cidade Europeia do Desporto – conta com a presença de um conjunto alargado de figuras do panorama futebolístico nacional, entre os quais se destaca o nome do selecionador nacional Fernando Santos ou do treinador do Futebol Clube do Porto, José Peseiro. A sessão de abertura do evento está agendada para as 9h30 e conta com a participação de José Pereira (presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol), Sousa Marques (presidente da Associação de Futebol de Setúbal) e Pedro Pina (vereador do Desporto da Câmara de Setúbal).
Fernando Santos estará hoje de manhã em Setúbal

O pontapé de saída do primeiro painel está marcado para as 10 horas e coloca “frente-a-frente” José Peseiro e o jornalista Paulo Sérgio, num debate que tem como tema o “Um para um”. Uma hora mais tarde, “entra em campo” Fernando Santos, selecionador nacional, num momento de entrevista que conta, ainda, com a participação de Henrique Calisto, treinador que, na época 2013/14, comandou o Paços de Ferreira. Ainda antes do almoço, os treinadores Domingos Paciência, Lito Vidigal, Pedro Martins abordam as questões relacionadas com o rendimento e o alto rendimento, numa conversa moderada por Alexandre Afonso.
A tarde do primeiro dia é marcada por um conjunto de workshops relacionados com os diferentes tipos e formas de treino e, ainda, pela apresentação da nova metodologia de treino “Períodização Tática: O Morfociclo explicado”, palestra a cargo de Rui Quinta e José Ferreirinha Tavares. O primeiro dia integra, ainda, uma sessão sobre o processo de formação de treinadores em Portugal.

O que marca a carreira dos “Treinadores no estrangeiro”?

A manhã do segundo dia do Fórum, 22 de Março, analisa de que forma a tecnologia está hoje ao serviço do Futebol e do Futsal, enquanto o painel da tarde revela as perspetivas de Henrique Calisto, Nuno Espírito Santo, Jaime Pacheco sobre “Treinadores no estrangeiro”. A medicina desportiva e o treinador no contexto da Seleção Nacional marcam o último painel da iniciativa, que conta com a presença de três treinadores com currículo ao serviço das cores nacionais: Paulo Bento, Nelo Vingada e José Couceiro. O encerramento do Fórum está a cargo de Maria das Dores Meira (presidente da Câmara  de Setúbal), de António Oliveira (presidente da AG Associação Nacional de Treinadores de Futebol) e, ainda, da Federação Portuguesa de Futebol. O evento decorre no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

Comentários