Seixal mostra sabores e culturas do mundo

Alto do Moinho recebe nona edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores

A 9.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores, que tem lugar de 9 a 13 de Março, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, no Seixal, promove mais uma vez os ritmos da cidadania global. "Paz, Democracia e Cidadania" é o tema central desta edição, este ano sob o mote do Ano Internacional do Entendimento Global, com representações culturais de 13 países. Durante estes dias o programa apresenta diversas sugestões gastronómicas, exposições temáticas, momentos de discussão e reflexão, teatro, música, dança, a Feira da Diversidade, enriquecida com artesanato das várias culturas representadas, e a Feira do Fumeiro. 
A entrada é livre.
Seixal mostra o melhor dos sabores e da cultura do mundo 

Durante estes dias os visitantes poderão saborear as diversas sugestões gastronómicas, de países como Portugal, São Tomé e Príncipe, Brasil, Angola, Timor, México e Cabo Verde. Será ainda possível provar gastronomia cigana. Para além disto, diz a Câmara do Seixal,  "haverá também exposições temáticas, momentos de discussão e reflexão, momentos de teatro, música e dança, uma Feira da Diversidade, enriquecida com artesanato representativo das várias culturas representadas e uma Feira do Fumeiro".
Em destaque nesta edição está a Orquestra Geração, um projeto pedagógico de inclusão social, tendo por base o Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, que irá marcar presença com uma atuação, no domingo, dia 13 de Março, às 15 horas.
Desde a década de 1960 o Seixal é "um local de destino para os imigrantes se fixarem, tendo sido palco de diversas vagas migratórias até aos dias de hoje. Este é um território no qual confluem culturas e origens diferentes", explica a autarquia em nota enviada ao ADN.
O município do Seixal tem cerca de 10 mil munícipes com nacionalidades estrangeiras e desses, mais de nove mil são naturais de países terceiros, cidadãos de países que não pertencem à União Europeia.
A Câmara  do Seixal, no sentido de promover a integração plena da comunidade migrante local, "promove diversos projetos que são desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, locais e nacionais, envolvendo os cidadãos na sua construção e implementação".  
São exemplo o Dia Municipal da Comunidade Migrante; o Encontro Intercultural Saberes e Sabores; o Fórum para a Cidadania; o Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural; o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes no Seixal; o programa Mentores para Migrantes; o projeto Povos, Culturas e Pontes; o programa Família do Lado e os protocolos de geminação e acordos de cooperação com vários países.
O Encontro Intercultural Saberes e Sabores é organizado pela Câmara Municipal do Seixal, a par com a Junta de Freguesia de Corroios e o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, com o apoio de embaixadas, associações de imigrantes, associações culturais e desportivas, parceiros do Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do Seixal e da Rede Social do Seixal, escolas que integram o projeto educativo Povos, Culturas e Pontes, instituições religiosas, universidades e organizações não governamentais.

Comentários