PCP quer Novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete

Comunistas desafiam António Costa a fazer novo aeroporto na região 

O Grupo Parlamentar do PCP quer que o novo Governo de António Costa recupere o objectivo da construção do Novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro, em Alcochete. “Tal como o PCP tem vindo a sublinhar, o progresso e desenvolvimento económico e social do País impõe uma clara aposta no dotar o País de infra-estruturas de transportes que potenciem e apoiem a produção nacional, o que implica, nesta matéria e no contexto regional, considerar nomeadamente a questão do Novo Aeroporto de Lisboa como elemento estratégico”, afirma o grupo parlamentar comunista, que questionou o Governo sobre o plano director para a expansão da capacidade do Aeroporto de Lisboa. Além deste investimento, os comunistas ainda defendem a construção da Terceira Travessia do Tejo, da Plataforma Logística do Poceirão e o retomar do projecto do TGV. 
Aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete é "meta" do PCP

Na questão apresentada à tutela, os comunistas consideram que “não pode ser abandonada a perspectiva da construção do Novo Aeroporto de Lisboa na área do Campo de Tiro de Alcochete, com a definição da adequada calendarização e faseamento, em modelo público de financiamento, construção, gestão e exploração, no quadro da retoma do carácter público da ANA e da sua valorização como empresa pública nacional responsável pelo conjunto das infra-estruturas aeroportuárias, bem como da manutenção do carácter público da TAP e do seu papel no transporte aéreo”.
Os deputados do PCP, Bruno Dias, Francisco Lopes e Paula Santos, lembram ainda que esta é uma das questões “há muitos anos em cima da mesa e que levou a que várias opções de localização fossem equacionadas ao longo dos anos”. Mais, reforçam os comunistas, esses estudos levaram a que “tivesse sido decidido que a solução que melhor serve os interesses do País” passaria sempre pela “instalação dessa importante e estratégica infra-estrutura de transportes no Campo de Tiro de Alcochete”.

Terceira Travessia do Tejo e o retomar do projecto do TGV 
Ainda de acordo com os deputados do PCP eleitos por Setúbal, “importa ter presente que, na análise e ponderação da localização do novo Aeroporto de Lisboa que apontou para a opção referida, estiveram presentes questões de diversa complexidade técnica, como os problemas que se colocam na gestão do tráfego aéreo, a meteorologia no local, o carácter público dos terrenos – não onerando a construção e permitindo maior rapidez no seu arranque”. 
Por outro lado, acrescentam os comunistas, existe razão acrescida para a instalação do Novo Aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete. A “necessária articulação” do Aeroporto com “a futura construção da linha de alta velocidade ferroviária, a terceira travessia do Tejo e inclusivamente a Plataforma Logística do Poceirão”, sublinham os parlamentares. 
Os deputados do PCP querem, assim, saber “qual o enquadramento e a perspectiva que se está a colocar em relação à futura construção do Novo Aeroporto de Lisboa na zona do atual Campo de Tiro de Alcochete”.


Comentários