Borrego e cabrito na Semana Gastronómica em Grândola

35 pratos de Borrego e Cabrito para provar até 27 de Março 

O borrego e o cabrito, condimentados com diversas ervas aromáticas, vão ser os principais ingredientes das ementas dos restaurantes de Grândola, numa semana gastronómica que começou na sexta-feira passada, prolongando-se até dia 27 de Março. A iniciativa, intitulada Semana Gastronómica do Borrego e Cabrito, integra a 8.ª edição das Semanas Gastronómicas promovidas pela Câmara de Grândola, no distrito de Setúbal, para dar a conhecer e a provar os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica.
Semana Gastronómica arrancou no fim de semana  em 12 restaurantes

Durante o evento, nos 12 restaurantes do concelho que aderiram, revelou o município, vão constar das ementas 35 pratos à base de carne de borrego e de cabrito, condimentados com ervas como o poejo, hortelã, alecrim ou tomilho.
Costeletas de borrego com migas de poejo ou panadas com migas de espargos, arrozinho de borrego com hortelã e carré de borrego com ervas aromáticas acompanhado de gratinado de batatas e grelos, assim como cabrito assado no forno ou à pastora com batata-doce, são algumas das sugestões.para saborear em Grândola.
As Semanas Gastronómicas organizadas pela autarquia são dedicadas aos produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica, classificada Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Trata-se de um tipo de dieta, referiu o município, que "se distingue pela presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura", diz a autarquia alentejana.
"Por todo o Alentejo abunda esta diversidade de produtos absolutamente única, a que acrescentamos o porco, a caça e o borrego", sublinha  a organização.
O concelho de Grândola não é exceção e "apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies", destacou a câmara.
As Semanas Gastronómicas, explicou a autarquia, decorrem ao longo do ano e "dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês".




Comentários