Sesimbra discute orçamento com população

Acessibilidades e espaço público marcaram reunião das OP16 na Cotovia

O Café Verde Maçã foi o ponto de partida para mais uma visita das Opções Participadas 2016, no concelho de Sesimbra, desta feita destinada às localidades de Cotovia, Sampaio, Maçã, Pedreiras, Charneca da Cotovia ou Carrasqueira, que têm disponível uma verba de 42 mil euros. Após o contacto com a população nos estabelecimentos, autarcas e técnicos dirigiram-se à Associação Cultural e Desportiva da Cotovia para participar em mais um foro territorial com a população, no qual a vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, apresentou, mais uma vez, este projeto que pretende envolver os munícipes na vida do concelho.
Autarcas visitaram comerciantes da Cotovia 

Apesar da chuva intensa, os vereadores e técnicos municipais passaram por diversas ruas na Maçã, que fazem parte do Programa de Pavimentações que a autarquia está a dinamizar, e deslocaram-se ao Complexo Desportivo Municipal, onde decorria um jogo de futebol dos escalões jovens, e ao Pavilhão Municipal de Sampaio.
Este equipamento desportivo, com relvado sintético, foi inaugurado pela autarquia em 2010, e é gerido atualmente pelo Grupo Desportivo de Sesimbra. Muitos dos presentes aproveitaram para elogiar as condições do recinto e, ao mesmo tempo, fizeram reparos e sugestões para melhoramento do equipamento.
Depois disso, a comitiva deslocou-se às pedreiras para verificar o estado das vias que se preparam para receber pavimento, e que, tal como as da Maçã, estão incluídas no programa de pavimentações, em curso até 2017.
A partir daqui, e devido à chuva, que impediu a visita a pé, os autarcas e técnicos deslocaram-se ao Pavilhão Municipal de Sampaio e, de seguida, à Moagem de Sampaio, onde desde o verão de 2013 decorre aos sábados e domingos a iniciativa Sabores da Nossa Terra, promovida pela Câmara Municipal, que dá a conhecer os produtos locais e promove a aproximação entre produtores e consumidores.
Neste edifício, recuperado pela autarquia, os autarcas apresentaram as Opções Participadas e receberam, dos vendedores o reconhecimento da importância do contacto direto entre autarcas e população.
"Estou agradavelmente surpreendida por ver que os políticos da nossa terra vêm falar connosco para ouvirem as nossas opiniões. Penso que assim é mais fácil fazermos chegar a nossa mensagem porque falamos diretamente com quem decide", referiu Mónica Pinhal, vendedora de doçaria.
Os vendedores salientaram ainda a necessidade de melhorar o piso no exterior da Moagem, que em dias de chuva fica alagado, situação que já havia sido verificada pelo executivo, como deu conta o vereador José Polido. "Estamos a par deste problema e a estudar uma solução para o mesmo".
No período da tarde, a visita foi reservada para a zona central da Cotovia, que concentra muito comércio e serviços, e onde foram divulgadas as Opções Participadas e a reunião dessa tarde.
O grupo passou por vários estabelecimentos, entre eles a pastelaria Árvore Doce, onde decorria um workshop de produtos regionais com a participação de alunas da Escola Secundária de Sampaio. Um pouco mais abaixo, na loja de venda de bicicletas Go Bike, os proprietários falaram da necessidade de se criar uma faixa reservada aos ciclistas na EN378 para evitar acidentes.
Apesar desta via ser da competência da Infraestruturas de Portugal, o executivo registou a preocupação. De passagem pela pastelaria O Forninho, a proprietária, Rosinda Marques sugeriu por sua vez, o melhoramento do piso junto à sua loja.
Após o contacto com a população nos estabelecimentos, autarcas e técnicos dirigiram-se à Associação Cultural e Desportiva da Cotovia para participar em mais um foro territorial com a população, no qual a vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, apresentou, mais uma vez, este projeto que pretende envolver os munícipes na vida do concelho.
Uma das grandes preocupações dos presentes foi a necessidade de se criarem medidas que visem a redução da velocidade e o aumento da segurança, tanto na EN378 como na EN379 e noutros pontos específicos das localidades abrangidas pelo Foro.
O reforço da limpeza do espaço público, a criação de um concurso para a rua mais limpa, e a plantação de árvores na Travessa João de Araújo Correia, junto à escola básica da Cotovia, para tornar o local mais acolhedor, foram outras sugestões registadas.
A próxima reunião das Opções Participadas 2016 realiza-se no dia 12 de Março, em Sesimbra, na Sociedade Musical Sesimbrense.


Comentários