Zambujal recebeu reunião das Opções Participadas

Executivo municipal de Sesimbra ouve propostas de Aiana e Zambujal 

A Associação de Cultura e Recreio União Trabalhadora Zambujalense recebeu o segundo foro territorial das Opções Participadas para 2016, que decorrem no concelho de Sesimbra. O dia começou com uma visita ao canil da Aiana, e com reuniões com a Casa do Povo do Zambujal, Cooperativa Chezambujalense e Centro do Apoio Sócio Cultural União Zambujalense.A toponímia e a sinalização nalguns locais da EM569, de modo a reduzir a velocidade e facilitar a entrada em cruzamentos, e a melhoria do pavimento na Avenida das Gaivotas e nalgumas ruas no Zambujal, foram algumas das sugestões apresentadas por vários munícipes neste segundo foro.
Executivo municipal  visitou canil da Aiana 

Da parte da tarde realizou-se a reunião com a população que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora, vereadores e técnicos da autarquia. Tal como no primeiro foro territorial, em Alfarim, o presidente da autarquia explicou a forma como as OP vão decorrer e informou que a verba disponível para o foro do Zambujal é de cerca de 25 mil euros para pequenas intervenções.
"Ao contrário das edições anteriores, este ano as propostas que forem selecionadas serão dinamizadas em 2016, porque a verba já está contemplada no Orçamento", sublinhou  Augusto Pólvora, que apelou a uma maior participação da população neste projeto.
A toponímia e a sinalização nalguns locais da EM569, de modo a reduzir a velocidade e facilitar a entrada em cruzamentos, e a melhoria do pavimento na Avenida das Gaivotas e nalgumas ruas no Zambujal, foram algumas das sugestões apresentadas por vários munícipes neste segundo foro.
Augusto Pólvora referiu que as pavimentações são uma das principais prioridades para 2016 e 2017, e mesmo aquelas que não fazem parte do programa em curso, serão contempladas em fase posterior.
Quanto à sinalização viária, toponímia, ou acumulação de resíduos verdes na via pública, outra das questões referidas, os assuntos foram registados pelos técnicos presentes, que também falaram com os munícipes para perceberem melhor as situações reportadas.
O próximo foro territorial realiza-se no dia 13 de Fevereiro, sábado, às 17 horas, no Centro Paroquial do Castelo, na Corredoura, e é destinado às populações de Santana, Corredoura, Almoinha e Quintinha.

50 mil euros para projectos online  
Estes foros, que servirão para recolha e debate de propostas a incluir nas Opções Participadas e que se iniciaram no passado sábado, prolongando-se até 19 de Março, decorrerão aos sábados, pelas 17 horas, em Santana, Cotovia, Sesimbra e Quinta do Conde.
“Os orçamentos participativos iniciaram-se em Sesimbra em 2006. Posteriormente, a designação passou a ser Opções Participadas, que decorreram ininterruptamente até 2013. Durante esses oito anos foram muitas as intervenções que se verificaram por sugestão dos munícipes”, sublinha a Câmara.
O projecto é retomado este ano, noutros moldes, mas “sempre com o mesmo propósito de aprofundar ainda mais relação do executivo municipal com os munícipes e incentivando-os a participar na vida do concelho”, diz Augusto Pólvora, presidente da autarquia.
As Opções Participadas para 2016 contemplam uma verba de 50 mil euros para projectos votados exclusivamente online na página da autarquia na internet. As propostas podem ser apresentadas até 15 de Fevereiro por qualquer munícipe, associação ou grupo de munícipes através de e-mail, de correio ou dos Balcões Únicos de Serviços. “Devem ser devidamente fundamentadas, quanto ao seu impacto no concelho, conter estimativa de custo e programa de execução, servir o interesse público, valorizar e promover a qualidade de vida no concelho”, esclarece a autarquia.
Após análise às propostas apresentadas, entre 16 e 29 de Fevereiro, inicia-se então a votação online de todas as que forem consideradas válidas, na página do município, durante todo o mês de Março. A proposta ou propostas vencedoras serão anunciadas em Abril, encerrando-se assim o processo de escolha e iniciando-se o procedimento para a sua execução.

Comentários