Sala cheia em dia de festa na Academia Sénior no Montijo

"Academia é uma resposta aos problemas dos idosos desta freguesia"

Foi na presença de várias dezenas de idosos, convidados e amigos que a Academia Sénior da Atalaia, do Alto Estanqueiro  e Jardia festejou o seu segundo ano de existência no passado dia 23 de Fevereiro no edifício da antiga Junta de Freguesia do Alto-Estanqueiro/Jardia. A cerimónia foi marcada também pela apresentação da Agenda Sénior. A Academia tem mais de 100 alunos e "revela-se essencial no combate ao isolamento das pessoas mais idosas”, constatou o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta. 
Academia Sénior completou segundo ano na Jardia 

O presidente da Câmara do Montijo recordou que os espaços rurais “pelo afastamento que têm das aglomerações urbanas apresentam um maior risco de exclusão social e isolamento das pessoas idosas. A academia, hoje, com mais de 100 alunos, proporciona uma resposta aos problemas dos idosos desta freguesia e revela-se essencial no combate ao isolamento das pessoas mais idosas”, disse Nuno Canta.
O autarca agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto, sublinhando que “a Academia representa o que de melhor se faz nas respostas sociais para os idosos do nosso concelho”.
Depois da apresentação de um filme retrospetivo das atividades da academia foram homenageados os professores voluntários.
A responsável pela área social da Câmara do Montijo, Gabriela Guerreiro, fez a apresentação da Agenda Sénior 2016 que comemora oito anos de existência.
Gabriela Guerreiro revelou que este ano a autarquia optou por uma forma diferente de apresentar a agenda, que habitualmente tem lugar no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida para a levar a todo o concelho. “Estamos a fazer um roteiro pelas freguesias. A semana passada tivemos em Canha e Pegões, começámos pelas zonas que estão mais afastadas da cidade e iremos terminar no montijo, a freguesia que habitualmente tem maior acesso à informação”, disse a responsável pela área social da autarquia.
A Agenda Sénior compila todas as atividades mensais que a autarquia, em conjunto com diversos parceiros locais, desenvolve dirigido à comunidade sénior do montijo, tendo por objetivo combater o isolamento social e promover um envelhecimento ativo, através da promoção de iniciativas recreativas e sessões de informação ao longo de todo o ano.
A festa da Academia Sénior terminou com música à capela proporcionada pelo Grupo Coral da Academia e um lanche convívio.
A cerimónia contou com a presença de Nuno Canta, presidente da Câmara  do Montijo, da vereadora Maria Clara Silva, de Tolentino Gomes, secretário da União das Freguesias da Atalaia e Alto-Estanqueiro/Jardia, e João Martins, presidente da Direção da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, entre outros.




Comentários