Alunos holandeses visitam município do Barreiro

Concelho é tema de Case Study para universidade holandesa

O Barreiro é o tema de um Case Study de uma cadeira de mestrado da TIAS Business School, da universidade holandesa de Tilburg. No âmbito do Study group, o Barreiro recebeu esta semana a visita de cerca de duas dezenas de alunos e professores daquela instituição, no sul dos Países Baixos. “Esperemos que o relatório final e esta interação, que houve com o município e algumas empresas localizadas no Barreiro, possam trazer inputs, sugestões e contributos para melhorarmos o nosso trabalho e a nossa relação com o mundo empresarial”, disse o presidente da Câmara do Barreiro, considerando a visita proveitosa para ambos os lados.
Economia barreirense em destaque em universidade holandesa  

O Barreiro, por intermédio da Câmara de Comércio Portugal Holanda, foi convidado por esta Universidade para ser objeto de um case study no âmbito das questões do Desenvolvimento Económico, com o objetivo de obter um melhor entendimento da realização de negócios no estrangeiro. “Como melhorar a cooperação entre município e empresas?” é o mote do Case Study, cuja resposta é uma necessidade sentida pela autarquia barreirense.
O grupo chegou ao Barreiro de barco, ao final da manhã de terça-feira. Após o almoço, visitou alguns locais referência do Concelho e rumou à Biblioteca Municipal onde realizou uma sessão de trabalho iniciada com uma apresentação, pelos mestrandos Gerwin Nyeboer, Ralph van Breda e Erik Vermeulen. Depois, os presentes foram divididos em três grupos, compostos por alunos, elementos do município e representantes de empresas do concelho, centrando a discussão em três pontos: porque é que o público e o privado deverão trabalhar em conjunto?; Qual poderá ser o benefício da cooperação entre os sectores público e privado?; e Que iniciativa poderá ter a hipótese de sucesso?
Entre os vários convidados, estiveram presentes o Gerente da Empresa Tec Portugal, António Pinto Ramos, o Gestor de Produto da Fisipe, Bruno Pereira, e o Diretor Comercial da SCH Helvética, Mário Tavares. Marcaram presença nos trabalhos, ao longo do dia, o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, a Vereadora da Educação, Regina Janeiro, a responsável pelo Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico e Estratégico, Márcia Calafate, e técnicos da autarquia, de diversas áreas.

Visita proveitosa para ambos os lados
“Esperemos que o relatório final e esta interação, que houve com o município e algumas empresas localizadas no Barreiro, possam trazer inputs, sugestões e contributos para melhorarmos o nosso trabalho e a nossa relação com o mundo empresarial”, disse o presidente da Câmara do Barreiro, considerando a visita proveitosa para ambos os lados.
“Estamos orgulhosos do Barreiro ter sido escolhido para esta iniciativa”, referiu a responsável pelo Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico e Estratégico. A escolha do tema, conforme sublinhou, reflete a preocupação que o município barreirense tem com o assunto, tendo em conta a importância da aproximação das relações entre os vários agentes do mesmo território. Este trabalho, segundo Márcia Calafate, apesar do intuito académico, pode ter aplicação.
Esta é a primeira vez que a universidade visita um município. Antes, apenas visitaram empresas do concelho. O professor da cadeira irá desenvolver um trabalho sobre o assunto.
No final do dia, Woody van Olffen mostrou-se satisfeito com a jornada e manifestou o desejo e interesse do grupo em regressar em Setembro.

“Barreiro em Desenvolvimento”
Esta visita inseriu-se na programação do Roteiro do Desenvolvimento Económico “Barreiro em Desenvolvimento”, que tem, ainda, agendadas um ciclo de formação e workshops para Pequenas e Médias Empresas e Comércio Local sobre o Orçamento de Estado 2016 e Impactos Fiscais para as Empresas, a 29 Fevereiro, às 14h30 no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
Antes, a 25 de Fevereiro, acontece no Espaço Memória, às 18 horas, uma sessão de participação pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e da Visitação do Barreiro.

Agência de Notícias

Comentários