Alunos de Almada sem aulas devido à falta de funcionários

Oito auxiliares estão de baixa e um outro vai reformar-se

Pavilhões encerrados, alunos sem aulas e provas de avaliação feitas no refeitório – é este o cenário descrito por vários encarregados de educação da escola secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada, que se queixam de que os problemas se arrastam praticamente desde o início do ano letivo. Tudo, dizem, "por falta de funcionários", escreve o jornal Correio da Manhã. A equipa de funcionários daquela escola - que tem 1055 alunos e 88 professores - já foi reforçada, ainda assim continuam a existir carências graves que "impedem o normal funcionamento da escola". 
Escola está com falta de pessoal não docente 


De acordo com o jornal, "o meu filho está no 8º ano e teve de fazer o teste de Português no refeitório", conta Pedro Assunção. "Houve pavilhões que estiveram fechados durante praticamente um mês e os alunos ou não tinham aulas ou, no caso de testes, tinham de os fazer no refeitório", acrescenta o técnico multimédia, que colocou o filho nesta escola porque "era um exemplo na zona de bom funcionamento". Também a filha de Nadine Figueiredo, a frequentar o 10º ano, "não tem tido várias aulas por falta de funcionários para abrir os pavilhões". Na disciplina de Educação Física, por exemplo, "não têm tido aulas práticas desde o início do ano letivo", denuncia a mãe.
Filosofia será outra das disciplinas problemáticas "por falta de aulas". "Foi-nos dito, numa reunião de pais já neste mês, que oito auxiliares estavam de baixa prolongada e um outro em processo de reforma. Nessa reunião disseram-nos ainda que o Ministério da Educação não contratava ninguém", recordou Nadine ao mesmo jornal.
A equipa de funcionários tem sido reforçada mas ainda assim há carências. De acordo com uma encarregada de educação de uma aluna daquela escola, diz que a falta de auxiliares impede a abertura de um dos portões mais utilizados pelos alunos. "O portão onde se encontram as paragens de autocarro está sempre fechado. A minha filha tem de contornar a escola à chuva", lamenta a encarregada de educação de uma aluna do 10º ano.
A escola Fernão Mendes Pinto tem 1055 alunos: 720 no secundário e 335 no básico. Segundo a informação disponibilizada no site da escola, há 88 professores e 26 funcionários.


Comentários