Alcochete e Moita festejaram Dia dos Namorados

O amor anda sempre no ar... 

Biblioteca de Alcochete, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, assinalou o Dia de São Valentim com um encontro intergeracional integrado no Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Alcochete e que visou proporcionar um animado diálogo entre jovens e um casal de Alcochete. Na Moita, os idosos dos lares de Alhos Vedros, Moita, Baixa da Banheira e Sarilhos Pequenos, tiveram "uma semana cheia de amor" que só termina esta sexta-feira. Tudo para "proporcionar momentos únicos de animação e interação entre idosos", explica a autarquia da Moita. 
Histórias de Amor contadas aos mais jovens em Alcochete 

A Biblioteca da Escola Escola Básica 2,3 El-Rei D. Manuel I, em Alcochete, acolheu este diálogo entre gerações e a partilha de saberes através de um conjunto de perguntas e respostas entre os participantes, contando com a presença da coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Costa, e dos professores Duarte e Célia Amaral.
A sessão teve início com a leitura pela técnica da Biblioteca Paula Margato e pela professora bibliotecária Eduarda Adriano da história “O que é o amor?” de David Cali e Anna Laura Cantone, livro que tem como principal personagem uma menina que procura entender o que é o amor junto dos seus familiares.
Depois, o casal Maria Clara Moreira e Pedro Moreira revisitaram a sua vida com recurso a um conjunto de fotografias pessoais que sucessivamente foram projetadas e explicadas aos jovens do 9.º D.
"A história de vida, o namoro, o casamento com 35 anos, as anteriores separações e os novos encontros, os filhos e os netos, a paixão e a sexualidade, a evolução dos sentimentos de paixão para a partilha e a cumplicidade ao longo da vida, a união, a complementaridade, o companheirismo foram algumas das questões abordadas de forma simples e compreensível", conta a Câmara de Alcochete que patrocinou este encontro.
Também os jovens colocaram diversas questões, entre as quais qual o segredo para manter o amor na relação, qual a principal qualidade apreciada no companheiro(a) e a facilidade ou não dos filhos aceitarem os novos parceiros (as) dos pais.

Idosos comemoram Dia dos Namorados no concelho da Moita
E porque o Amor é sempre um bom motivo para celebrar, os idosos que frequentem o Lar Pedro Rodrigues da Costa, em Alhos Vedros, o Lar Abrigo do Tejo, na Moita, o Lar N.ª Sr.ª da Boa Viagem, em Sarilhos Pequenos, o Lar S. José Operário, na Baixa da Banheira, e também os utentes da Unidade de Cuidados Continuados de Alhos Vedros, celebram o Dia de S. Valentim, na semana de 15 a 19 de fevereiro através da iniciativa “Dia dos Namorados”, dinamizada pela Câmara Municipal da Moita, no âmbito do Programa "Vivências".
Para proporcionar momentos únicos de animação e interação entre idosos, a Câmara da Moita preparou algumas atividades que incluem a participação dos alunos da Universidade Sénior da Moita (turmas de música, danças de salão e tuna) e também do Grupo Musical do CRIVA.
"Estimular a expressão dramática e as relações de afeto, enquanto meio de partilha de emoções, bem como incentivar a participação ativa dos munícipes menos jovens, são os objetivos da iniciativa Dia dos Namorados que decorre até ao final da semana nos lares do concelho", explicou a Câmara da Moita em nota enviada ao ADN.

Agência de Notícias

Comentários