Wake Park nasce até 2018 na cidade de Setúbal

 Parque desportivo e aquático na Herdade das Santas 

Setúbal deverá receber, até 2018, um centro de desporto, lazer e turismo, nas vertentes náutica e terrestre, no âmbito do qual a Câmara Municipal aprovou em  reunião pública a celebração de um protocolo com a empresa responsável pelo projeto. Com a designação de Wake Park Setúbal, o equipamento irá incidir numa área total de 269 mil  e 400 metros quadrados, localizada na Herdade de Santas, freguesia de São Sebastião. Uma das principais atrações do parque desportivo é uma grande área de reserva de água onde será possível praticar modalidades aquáticas de tração, como wakeboard, wakeskate e ski kneeboard.
Parque vai ter pista de wakeboard 

Os praticantes vão poder deslizar sobre o plano de água através de um sistema elétrico, tipo teleférico, que faz circular um cabo através de um mecanismo de roldanas.
O parque também proporcionará a prática de outras modalidades desportivas, nomeadamente paintball, slide, skate, BMX e escalada, além de acolher áreas de restauração, comércio, bungalows e um parque de autocaravanas.
O terreno onde será instalado o parque é propriedade do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, sob gestão da Câmara Municipal, embora esteja em curso a transmissão da parcela para domínio privado da autarquia.
Além da minuta de um contrato de arrendamento do terreno, a proposta aprovada na reunião pública ordinária de dia 20 de Janeiro, determina a celebração de um protocolo entre a autarquia e a empresa responsável pelo projeto, a Mir Veika, para se garantir a execução do projeto, desde que preenchidos todos os requisitos de viabilidade técnica, económica e ambiental.
A Câmara de Setúbal, adianta o texto da proposta, já desenvolveu contactos exploratórios com a Comissão de Coordenação de Lisboa e Vale do Tejo e com a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, no sentido de se identificarem potenciais constrangimentos ao desenvolvimento do projeto, uma vez que a área em apreço é abrangida pelos regimes da Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional.
O Wake Park Setúbal, ao entrar em funcionamento, garante uma área de utilização pública gratuita correspondente a 197 mil 432 metros quadrados, onde, adianta a proposta, “serão implantados circuitos e equipamentos desportivos ao ar livre para manutenção da saúde e bem-estar; um parque infantil; recintos de skate e uma zona verde ambientalmente requalificada”.
Através do protocolo, a Mir Veika assegura que 99 mil 613 metros quadrados da área do parque vão permanecer no estado natural, por forma a conservar os valores naturais e a biodiversidade que se verifica na zona onde será instalado.


Comentários