Setúbal vai ter dois novos parques infantis até Fevereiro

Santa Maria da Graça e Anunciada vão ter novos parques infantis

Dois novos parques infantis vão nascer nas freguesias de Santa Maria da Graça e de Nossa Senhora da Anunciada até Fevereiro, anunciou a Junta da União das Freguesias de Setúbal. “A construção dos novos parques infantis foi uma necessidade identificada durante a realização de um ciclo de visitas ao território, no âmbito do programa ‘Ouvir a População, Construir o Futuro’”, sublinha a autarquia, presidida por Rui Canas. Estas questões foram registadas através de participação cidadã. A população foi ouvida nos locais onde vive ou trabalha durante um ciclo de visitas, que durou cerca de dois meses e meio, integrado neste projeto conjunto entre a Câmara sadina e as Juntas de Freguesia locais. "Desde Julho de 2014, data em que foi iniciado o projeto, a União das Freguesias atingiu a taxa de resolução de 72 por cento em relação às 872 necessidades identificadas. O ano de 2017 é a meta assinalada para atingir os 100 por cento", realça a autarquia. 
Junta da União de Freguesias de Setúbal anunciou investimentos 
Os trabalhos de instalação dos novos parques infantis foram iniciados em Novembro do ano passado e, de acordo com a Junta da União das Freguesias de Setúbal, “deverão estar concluídos ao final do próximo mês”. A Rua Professor Carlos Baeta Neves, na freguesia de Santa Maria da Graça, e o jardim da Praceta Vergílio Ferreira, na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, “são os locais definidos para a colocação dos equipamentos de acordo com as necessidades identificadas”, refere ainda a junta de freguesia. 
Além da necessidade de instalação dos referidos equipamentos de diversão infantil, foram também consideradas identificadas como essenciais outras situações, tais como trabalhos de limpeza, pintura, manutenção de equipamentos e espaços verdes, reparação de pavimentos e calçadas, além da conservação de jardins-de-infância e escolas.
“Estas questões foram registadas através de participação cidadã. A população foi ouvida nos locais onde vive e/ou trabalha durante um ciclo de visitas, que durou cerca de dois meses e meio, integrado neste projecto conjunto entre a Câmara de Setúbal e as Juntas de Freguesia locais”, refere a União das Freguesias de Setúbal, sublinhando que, desde Julho de 2014 – data em que foi iniciado o projecto – a autarquia “atingiu a taxa de resolução de 72 por cento em relação às 872 necessidades identificadas”. 
Mas haverá mais obra, garante o executivo de Rui Canas. "A meta assinalada para atingir os 100 por cento" será em 2017. 
“É de destacar que os trabalhos de reparo e manutenção nas escolas básicas e jardins-de-infância públicos contribuíram para a resolução de 30 por cento das questões registadas.
Entre outros trabalhos, a autarquia salienta ainda “a instalação de novos abrigos para a população de Aldeia Grande, a acção de limpeza e os novos bancos no jardim da Praceta Vergílio Ferreira, a instalação de um corrimão junto ao descampado da Rua Major Perestrelo da Conceição, bem como a instalação de fixadores nos contentores de resíduos sólidos”. Além disso, foram ainda aplicadas mais de 60 toneladas de alcatrão na reparação de pavimentos em todo o território.

Comentários