PSD quer Esquadra da PSP no centro do Barreiro

Bruno Vitorino exige que Governo não se esqueça da Esquadra da PSP do Barreiro

O deputado do PSD do distrito de Setúbal Bruno Vitorino espera que o actual Governo “não deixe cair” a reinstalação da Esquadra da PSP no centro do Barreiro, no antigo Café-Barreiro, garantindo ainda que “não vai desistir” desta obra. O social-democrata lembra que este era um processo que já estava encaminhado e que o início das obras estava para breve. Autarquia do Barreiro também está atenta ao decorrer da situação e, de acordo com a vice-presidente da autarquia, o executivo municipal já solicitou uma reunião “urgente” para discutir a situação da esquadra no centro da cidade, garantiu Sofia Martins em reunião pública desta semana. 
Café histórico do Barreiro deveria receber Esquadra em 2016  

“O protocolo entre o município do Barreiro e a PSP, para cedência de imóvel propriedade daquela edilidade, já estava aprovado e assinado pelas partes”, refere o deputado, acrescentando que “as obras de reabilitação do imóvel estavam previstas entre 2015 e 2016, estando já o projecto em fase de execução. O custo da obra, no valor de 360 mil euros, seria suportado pelo Ministério da Administração Interna, estando a verba já garantida”.
Bruno Vitorino diz que “deu muito trabalho chegar até aqui”, por isso exige que o actual Governo “dê continuidade a esta obra e não coloque a mesma na gaveta”. O líder do PSD no distrito de Setúbal garante que o grupo parlamentar dos social-democratas vão "fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a Esquadra da PSP seja construída”, sublinha.
O deputado do PSD defende que esta é uma “necessidade premente” para a população, garantindo não só mais segurança, como também permite maior visibilidade da acção policial, dissuadindo assim eventuais actos criminosos, realçando ainda o “esforço e o trabalho” dos homens e mulheres das forças de segurança na diminuição progressiva da criminalidade.
Os deputados do PSD do distrito de Setúbal já colocaram uma questão sobre este assunto ao ministro da tutela, estando a aguardar uma resposta.

Câmara do Barreiro já pediu reunião com o Governo

A vice-presidente da Câmara do Barreiro, Sofia Martins , anunciou na última reunião de Câmara que já solicitou uma reunião “urgente” para discutir a situação da esquadra no centro do Barreiro.
“Endereçamos já uma carta à secretária estado Administração Interna a pedir uma reunião urgente sobre a esquadra da PSP no centro do Barreiro. Existe a necessidade urgente de integrar em orçamento esta matéria”, afirmou a autarca comunista.
A vice-presidente da autarquia fez um ponto de situação depois de ter sido questionada sobre o assunto pelo vereador socialista Luís Ferreira.
Sofia Martins acrescentou ainda que também contactou a PSP a dar conta do pedido que foi efectuado e salientou que aguarda agora por uma resposta da secretária de estado.

Acordo assinado no último dia de Julho 
O Acordo de Cooperação entre o município do Barreiro e a Polícia de Segurança Pública prevê que o proprietário (a autarquia) faça a cedência de um prédio urbano que, depois de adaptado, reunirá as características adequadas à instalação dos serviços da PSP. Cabe ao município a fiscalização da empreitada de reabilitação e adaptação da Esquadra, sendo que os custos com a execução das obras têm o valor máximo de 360 mil euros, suportados pela Câmara do Barreiro e posteriormente reembolsados pela Polícia de Segurança Pública. Ainda de acordo com este documento, o município comprometia-se a fazer todos os esforços para que as obras pudessem estar concluídas até ao final de 2015 de modo a que a PSP possa estar em pleno funcionamento naquelas instalações em 2016. O que ainda está longe de acontecer.
Nesta sequência, o Contrato de Comodato formaliza a cedência destas instalações pelo prazo de cinquenta anos e a título gratuito.


Comentários