Palmela, Setúbal e Almada cantam as Janeiras

Região despede-se da época natalícia no dia de Reis 

A encerrar a quadra festiva, as tradicionais Janeiras voltam a sair à rua um pouco por todo o distrito de Setúbal nesta quarta-feira, dia de Reis. O dia remete-nos, como noutras celebrações, para tempos remotos, em que se celebravam deuses e divindades pagãs ou eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava. Hoje a mensagem é clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição de séculos. Palmela, Almada e a capital do distrito celebram o fim do Natal e dão boas novas a 2016. Assista às comemorações do Dia de Reis e despeça-se da melhor forma da quadra natalícia. 
Cantar as Janeiras representa dar as boas vindas ao ano novo 

A noite de 6 de Janeiro, em Palmela, vai reavivar uma das tradições mais populares. A população sai à rua para assinalar a Noite de Reis e cantar as Janeiras. O Centro Histórico de Palmela é palco há 21 anos consecutivos, do ritual das Janeiras, que encerra a quadra festiva reunindo a comunidade e muitos visitantes nas ruas da vila. 
O desfile dos grupos corais inicia-se às 21 horas, nos Paços do Concelho, e percorre o Centro Histórico da vila, com paragem junto a vários espaços da vila, para cantar as Janeiras, envolvendo a comunidade local. O programa termina no Largo de S. João, com a atuação final e um momento de convívio.
Participam nesta edição das Janeiras o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, o Grupo de Cantares Modalentejo, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o grupo de crianças e jovens das Férias Culturais – Passos e Compassos, a Sociedade Filarmónica Humanitária e a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”.
No ano passado regressou  também, o toque das Buzinas, uma tradição muito antiga e que se perdeu há cerca de meio século. Até aí, a população ia “Esperar os Reis” à noite, tocando buzinas (búzios) à entrada dos caminhos que conduziam à vila.
 "Este ritual popular, tão característico do Centro Histórico e motivo de atração turística, foi retomado pela Câmara de Palmela em 1995, numa organização conjunta com o Movimento Associativo local, e conquistou o seu lugar no calendário cultural da região", diz a autarquia.

Almada recebe Janeiras até 9 de Janeiro 
Em Almada, de 4 a 9 de Janeiro de 2016, os grupos corais e musicais do concelho, cantam as Janeiras, percorrendo igrejas, instituições de solidariedade social, equipamentos culturais e outros locais de convívio comunitário das freguesias.
Nos dias 8 e 9 de Janeiro, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, recebe todos os grupos participantes para que tornem a cantar as boas-novas. A entrada é livre. 

Casa da Baía dá sabor ao Dia de Reis em Setúbal 
Na cidade de Setúbal, as Janeiras são cantadas nos Paços do Concelho  ao final da tarde de 6 de Janeiro, Dia de Reis, num evento aberto ao público que inclui ainda degustação de bolo-rei com moscatel.
A Tuna da Escola de Ensino Especial – Centro Socioeducativo da APPACDM de Setúbal é a primeira formação a atuar, às 18 horas.
A tarde inclui as participações do Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente” e do Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”, que cantam modas alentejanas, algumas das quais dedicadas às Janeiras e ao menino Jesus, e do Coro Municipal “Afina Setúbal”.
A iniciativa, organizada pela Câmara de Setúbal, de encerramento do programa “Natal na Baixa 2015”, reserva também uma atuação do grupo TokiVozes, da Sociedade Filarmónica Providência, culminando com um lanche em que são servidos moscatel e bolo-rei.
A Casa da Baía – Centro de Promoção Turística assinala o Dia de Reis, a 6 de Janeiro, com música e gastronomia.
A iniciativa, de entrada livre, tem início às 18 horas com um programa musical dedicado a um reportório repleto de temas tradicionais da quadra natalícia.
Cerca de meia hora mais tarde, pelas 18h30, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que se associa, assim, a esta atividade organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, oferece aos visitantes da Casa da Baía bolo-rei e moscatel para degustação.

Comentários