Montijo inaugura Cais dos Pescadores no sábado

Pescadores do Montijo já têm porto de abrigo 

O Cais dos Pescadores do Montijo será inaugurado no próximo dia 23 de Janeiro, sábado, com partida às 14h30 da sede da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA). A cerimónia de inauguração vai contar com a presença do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e do presidente da SCUPA, José Maria dos Santos.
Cais dos Pescadores tem capacidade para 16 embarcações 

O Cais dos Pescadores é um investimento promovido pela SCUPA, com um financiamento de 494 mil 820 euros por parte do PROMAR – Programa Operacional Pesca 2013-2017. A Câmara Municipal do Montijo realizou, ainda, um protocolo de colaboração com a SCUPA no valor de 113 mil 825 euros.
Esta nova infraestrutura de apoio ao desenvolvimento da atividade piscatória local está dimensionado para a acostagem de 12 a 16 embarcações em simultâneo, incluiu uma rampa de varadouro para retirar e colocar as embarcações na água e, simultaneamente, efetuar a manutenção ou reparação das embarcações, assim como uma área de instalações de apoio individuais para guardar os aprestos de pesca. 
Esta construção possibilitou ainda a ressalva das ruínas do Moinho de Maré do Meio, mantendo o objetivo primordial do município montijense “de dar continuidade à reconversão e requalificação da frente ribeirinha da cidade, por forma a manter a história e a identidade daquele local, preservando e valorizando o património e a cultura piscatória do Montijo”.
Para o município do Montijo, "o projeto do Cais dos Pescadores enquadra-se na sua pretensão de dar continuidade à reconversão e requalificação da frente ribeirinha da cidade, sendo simultaneamente uma obra que permite manter a história e a identidade daquele local, preservando e valorizando o património e a cultura piscatória do Montijo", realçou Nuno Canta, presidente da autarquia, em comunicado. 
Adianta ainda referir que a cerimónia de inauguração do Cais dos Pescadores será encerrada no Museu do Pescador, com a oferta de um Moscatel de Honra. A entrada neste evento encontra-se aberta a todos os interessados, residentes ou não na localidade.

Comentários