Centros de Saúde reabrem em Canal Caveira e Pegões

Comunidades rurais do Montijo e Grândola voltam a ter serviço médico 

Esta semana reabriram dois centros de saúde no distrito de Setúbal. A extensão do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões, no concelho do Montijo, reabriu portas na quarta-feira e ontem foi a vez do Posto Médico do Canal Caveira, no concelho de Grândola, a reabrir portas, dando assim cumprimento à Resolução aprovada na Assembleia da República em Fevereiro de 2011. Para o presidente da Câmara do Montijo, a reabertura do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões,  fechado pelo anterior governo no outono, “é fruto do empenho da câmara e do Governo, traduz uma melhoria do serviço público em Pegões, a dignificação dos utentes e da cidadania”. Mais a sul, no Canal Caveira,  "esta reabertura é resultado do intenso trabalho desenvolvido pela população, pela comissão de utentes e órgãos do poder local que sempre defenderam este serviço público de proximidade", disse Fátima Luzia, presidente da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra. 
Centro de Saúde de Pegões reabriu esta quarta-feira 

A extensão do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões, no concelho do Montijo, reabriu portas na quarta-feira. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, na reunião pública do executivo municipal.
Desde a primeira hora, que a Câmara do Montijo manifestou a sua oposição a este encerramento, efetuando diversas diligências para reverter esta situação, incluindo uma reunião com o atual ministro da Saúde.
“Na audiência solicitada ao ministro da Saúde manifestámos a nossa total oposição ao encerramento da unidade de saúde de Santo Isidro de Pegões. O Governo mostrou interesse pelo problema e, em cooperação com a Câmara do Montijo e a União das Freguesias de Pegões, conseguiu reabrir este serviço de saúde de proximidade”, esclareceu Nuno Canta.
Para o autarca, “ a reabertura da extensão de saúde, fruto do empenho da câmara e do Governo, traduz uma melhoria do serviço público em Pegões, a dignificação dos utentes e da cidadania”. Com esta reabertura “o acesso aos cuidados de saúde está garantido”, acrescentou.
Na declaração apresentada, o presidente da Câmara do Montijo recordou, ainda, que “a extensão do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões foi teimosamente encerrada durante o mês de Outubro de 2015, por decisão do anterior Governo do PSD e CDS-PP, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, contra os interesses das populações e do Montijo”.
A extensão do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões fica localizada na zona este do concelho do Montijo, na União das Freguesias de Pegões. A localidade de Santo Isidro de Pegões dista cerca de 30 quilómetros da sede do concelho, apresentando características rurais e uma população predominantemente idosa.

Posto Médico de Canal Caveira reabriu ontem 
O Posto Médico do Canal Caveira, no concelho de Grândola, reabriu ontem, a partir das nove horas, dando assim cumprimento à Resolução aprovada na Assembleia da República em Fevereiro de 2011.
Para Fátima Luzia, presidente da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, "esta reabertura é resultado do intenso trabalho desenvolvido pela população, pela comissão de utentes e órgãos do poder local que sempre defenderam este serviço público de proximidade, peça fundamental do Serviço Nacional de Saúde".
A reabertura do Posto Médico "é possível porque houve a comparticipação da Junta de Freguesia e da Câmara de Grândola na instalação dos serviços que aquela população precisa e merece".
"Como da luta se faz festa, a Junta de Freguesia irá assinalar esta reabertura no próximo dia 23, a partir das 16 horas, com um lanche convívio no Centro Comunitário do Canal Caveira", acrescenta a autarca.
Fátima Luzia sublinha que "a Junta de Freguesia continuará a defender o cumprimento integral da resolução com a reabertura 24 horas do serviço de urgência no Centro de Saúde de Grândola".


Comentários