Moita mantem redução de várias taxas municipais

Autarquia quer incentivar e valorizar as atividades económicas

A Câmara da Moita pretende manter, em 2016, a redução de várias taxas previstas para as atividades desenvolvidas nos mercados municipais fixos, nas feiras e no comércio tradicional e local. Esta decisão, explica a autarquia, tinha já sido tomada nos anos 2013, 2014 e 2015, "como forma de incentivar e valorizar estas atividades económicas que, devido ao agravamento dos problemas económico-sociais, têm tido repercussões nefastas". Esta foi uma das propostas aprovadas, por unanimidade, na última reunião do executivo municipal do ano. A reunião pública descentralizada em Sarilhos Pequenos encerrou mais um Roteiro da Freguesia, no âmbito do Programa de Gestão Participada “Reforçar a Democracia, Preparar o Futuro”. 
Câmara da Moita disponível para baixar taxas em 2016 

A Câmara da Moita entende que as atividades desenvolvidas nos mercados municipais fixos, pelos feirantes, vendedores ambulantes, agricultores e no comércio tradicional e local, "funcionam como polos de importantes trocas comerciais e de criação de emprego", diz a autarquia em comunicado enviado ao ADN.
Neste âmbito, na sua última reunião pública, realizada a 30 de Dezembro, na freguesia de Sarilhos Pequenos, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, o início do procedimento de elaboração do projeto de alteração do Regulamento de Taxas do Município da Moita.
Nesta reunião, foi também aprovada, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro ao Instituto das Comunidades Educativas – ICE, no valor de 500 euros. Esta verba, diz a autarquia, "destina-se a apoiar a organização do II Congresso Distrital de Anciania".
De referir que o ICE, em parceria com a Câmara da Moita e a Universidade Sénior da Moita, bem como com outras câmaras do distrito, promoveu, em Novembro, no Instituto Superior de Saúde, o I Congresso Distrital de Anciania, um espaço de partilha e de reflexão sobre as problemáticas das pessoas de mais idade, mas também de convívio e de animação.
O calendário das reuniões, públicas e privadas, da Câmara Municipal da Moita para o ano 2016 foi igualmente aprovado nesta reunião e pode ser consultado no site oficial da Câmara da Moita.

Roteiro da Freguesia de Sarilhos Pequenos
A reunião pública descentralizada em Sarilhos Pequenos encerrou mais um Roteiro da Freguesia, no âmbito do Programa de Gestão Participada “Reforçar a Democracia, Preparar o Futuro”.
Neste roteiro, o presidente da Câmara da Moita, acompanhado pelos vereadores com pelouros e por elementos do executivo da União de Freguesias do Gaio/Rosário e Sarilhos Pequenos, visitou vários locais, entre eles, o estacionamento na Rua Jaime Costa, a Rua de São Domingues, o Parque da Rua Catarina Eufémia, onde decorrem a bom ritmo os trabalhos de drenagem, a Praceta do Tejo – Santa Teresinha e o Parque de Merendas do Brechão, tendo também contactado com a população, recolhendo as suas opiniões e aspirações sobre a freguesia de Sarilhos Pequenos.


Comentários