Hospital do Seixal é votado hoje no Parlamento

Maioria de esquerda pode avançar para a construção do novo hospital do distrito 

A construção do hospital do Seixal, um "velho sonho" da população deste concelho e dos municípios vizinhos de Almada e Sesimbra, vai hoje a votos na Assembleia da República e a expectativa é elevada para os promotores da quinta petição em cerca 15 anos. Os partidos de esquerda estão unidos em torno dos projetos de lei apresentados pela CDU e pelo BE, já que durante o debate parlamentar de ontem também receberam a "simpatia" da bancada socialista. O projeto do hospital, orçamentado em cerca de 60 milhões de euros,  traduz-se num equipamento de proximidade, vocacionado para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência a funcionar 24 horas, 72 camas, 23 especialidades e unidades de apoio domiciliário e de medicina física e de reabilitação.  O documento foi debatido na comissão parlamentar de Saúde a 12 de Março de 2015. As quatro petições anteriores não tinham chegado à fase de votação.
Construção de Hospital vai hoje a votos na Assembleia da República

A petição pública pela construção do hospital no Seixal e por melhores cuidados de saúde no concelho foi ontem discutida na Assembleia da República. A Câmara do Seixal considera "que este foi um passo importante, uma vez que a petição, com mais de oito mil assinaturas foi discutida na Assembleia da República, onde estiveram presentes os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal do Seixal, demais eleitos nos diversos órgãos do Poder Local no Concelho do Seixal e ainda cerca de 200 Munícipes do concelho".
A maioria dos deputados na Assembleia da República em particular os Grupos Parlamentares do PCP, BE, PEV e PS frisaram a importância da construção deste equipamento e "alertaram para as necessidades que a população dos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra sentem todos os dias, provocadas pela falta de equipamentos de saúde no Distrito de Setúbal".
Os partidos assumiram o compromisso de tudo fazerem para que o processo de Construção do Hospital no Concelho do Seixal seja retomado o quanto antes, face à carência de meios na Península de Setúbal.
Importa lembrar, diz a autarquia em comunicado enviado ao ADN, "que as populações dos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra sentem cada vez mais dificuldades para aceder a cuidados de saúde diferenciados e que as condições da prestação de cuidados de saúde pelo Hospital Garcia de Orta se têm vindo a deteriorar, encontrando-se inúmeros serviços em situação de total rutura".
"Estamos à beira de dar um passo importante", aplaudia José Sales, membro da Plataforma Juntos pelo Hospital no Concelho do Seixal, que entregou a petição com oito mil assinaturas na Assembleia da República há um ano. O projeto do hospital, orçamentado em cerca de 60 milhões de euros,  traduz-se num equipamento de proximidade, vocacionado para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência a funcionar 24 horas, 72 camas, 23 especialidades e unidades de apoio domiciliário e de medicina física e de reabilitação.

Aliviar o Garcia de Orta em Almada 
Os últimos dados oficiais conhecidos apontam para um défice de 1302 camas hospitalares na Península de Setúbal (49 por cento abaixo da média nacional), e para um défice de 714 médicos hospitalares (47 por cento abaixo da média nacional).
O Hospital Garcia de Orta, desde que entrou em funcionamento, está subdimensionado para a população que abrange, tendo sido concebido para responder a cerca de 150 mil habitantes, embora hoje seja o hospital de referência direta para cerca de 400 mil habitantes, para além de ser o hospital de referência em muitas especialidades para todo o sul do País e ter ainda de dar resposta aos milhares de visitantes no período estival.
Diversos estudos identificaram carências na prestação de cuidados de saúde hospitalares às populações dos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra. Recorde-se que em 2007 foram encerrados os Serviços de Atendimento Permanente no Seixal e em Corroios, estando apenas a funcionar o de Amora, cujo período de funcionamento foi reduzido em 2011. Esta situação obriga à deslocação da população para o Hospital Garcia de Orta.
"A construção do Hospital no Concelho do Seixal e de novos Centros de Saúde são cada vez mais necessários e tratam-se de investimentos ao nível da saúde e bem-estar das populações, que cabe ao Estado garantir de acordo com os princípios constitucionais consagrados", explica a autarquia presidida por Joaquim Santos que relembra que a 26 de Agosto de 2009 foi assinado o Acordo Estratégico entre a Autarquia do Seixal e o Ministério da Saúde e aberto o concurso público para a elaboração do projeto do Hospital no Seixal. Este equipamento deveria estar construído em 2012.







Comentários