Mercado do Peixe reabriu em Sesimbra

Obra para levar mais consumidores ao local

O Mercado do Peixe reabriu na ala sul do piso térreo do Mercado Municipal de Sesimbra. O espaço foi renovado no âmbito da obra de requalificação do equipamento, que se encontra em curso, tendo reaberto portas na passada semana. O projeto inclui ainda "a renovação das infraestruturas, iluminação, ventilação e instalação de painéis com imagens alusivas às atividades económicas representadas no mercado, o que contribuirá para realçar a identidade dos vários espaços", explica a Câmara. No local onde está atualmente instalado o Mercado Municipal funcionou uma antiga fábrica de conservas, adquirida em 1932 pela Câmara de Sesimbra à Sociedade Lusitana de Comércio. 
Mercado Municipal abriu renovado em Setúbal  

“Além de oferecer melhores condições aos vendedores, a zona de venda de peixe tem agora acessos mais facilitados, quer pela entrada sul, quer pelo interior do mercado, beneficiando também de uma maior exposição solar, factores que contribuem para dar visibilidade ao pescado e levar mais consumidores ao local”, explica a autarquia, em nota de Imprensa, lembrando que os trabalhos vão prosseguir agora no exterior do edifício e na cave, que receberá os sistemas de refrigeração e uma sala de formação.
Esta mudança, diz a autarquia de Sesimbra, teve "como objetivo aumentar a visibilidade do pescado, o que será conseguido com o ordenamento do espaço, novas bancas com tampo em aço inox, e retrobancadas com lavatório".
Com a deslocação das bancas do peixe para o piso térreo foi construída uma nova câmara frigorífica na cave, ampliando desta forma a capacidade de armazenamento frigorífico, e uma sala de formação destinada a ações relacionadas com a valorização do pescado e tradições locais.
O projeto incluiu ainda "a renovação das infraestruturas, iluminação, ventilação e instalação de painéis com imagens alusivas às atividades económicas representadas no mercado, o que contribuirá para realçar a identidade dos vários espaços", explica fonte da Câmara.
A empreitada faz parte do Programa de Valorização do Património Piscatório de Sesimbra: Instalação do Museu do Mar e Suas Componentes, cuja candidatura foi aprovada pelo Programa Operacional Pesca (GAC Além Tejo).

As origens do Mercado
No local onde está atualmente instalado o Mercado Municipal funcionou uma antiga fábrica de conservas, adquirida em 1932 pela Câmara de Sesimbra à Sociedade Lusitana de Comércio, como relata António Reis Marques num artigo publicado na agenda Sesimbr´Acontece, em Agosto de 2008.
A antiga fábrica, que se prolongava para poente, englobava o poço que hoje está visível junto à entrada da Avenida da Liberdade, e que na altura a abastecia, uma vez que ainda não havia rede de distribuição de água ao domicílio.
Após a aquisição, o antigo edifício viria a ser demolido a fim de ser construído o mercado, que seria inaugurado no dia 1 de Abril de 1934.
Desde então, o limite poente do mercado passou a ficar alinhado com o prédio onde está localizada a Farmácia Leão.
Mais tarde, já no início da década de 70, o mercado original foi demolido para dar origem ao atual. Enquanto duraram os trabalhos de reconstrução, os vendedores foram transferidos para a antiga fábrica de conserva Francesa, localizada junto ao Largo Eusébio Leão, que passou a ser popularmente conhecida por “Praça Velha”, e que também albergava várias lojas de companha, ou seja armazéns de pesca.

Comentários