Executivo do Montijo em visita ao Afonsoeiro

Autarcas tomam o pulso aos problemas da freguesia

A última visita do executivo municipal do Montijo ao território da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro decorreu na segunda-feira. O executivo foi acompanhado pelos autarcas da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, presidente e vereadores direcionaram as suas atenções para a zona do Afonsoeiro, com a visita in loco às Colinas do Oriente, Alto das Vinhas Grandes, Bairro do Charqueirão e Afonsoeiro. Munícipes mostraram preocupação com a poluição ambiental originada por uma unidade industrial de reciclagem de óleos, instalada na zona industrial do Pau Queimado, que tem causado cheiros muito incomodativos para a população. A autarquia prometeu verificar e "tomar as devidas providências". 
Autarcas visitaram obras em curso no Afonsoeiro 

Os autarcas iniciaram a jornada de trabalho com a visita às obras na Rua do Pinheiro (Bairro do Areias) que vão permitir a criação de um novo acesso rodoviário naquela área, assim como a consolidação da vala que se encontra naquele local.
De seguida, no Alto das Vinhas Grandes, foi verificada a reabilitação do polidesportivo que se encontra junto às Residências Montepio e a necessidade de intervenção nos parques infantis. Esta última questão estende-se, igualmente, ao bairro do Afonsoeiro, encontrando-se a câmara e a junta a realizar uma avaliação de todos os equipamentos existentes nesta zona da cidade para proceder a uma reorganização e melhoria destes espaços infantis.
No Bairro do Charqueirão foi avaliada a necessidade de alterar a iluminação pública na Rua da Boa Esperança, devido à existência de árvores que dificultam a eficiência dessa iluminação.
Na Rua de Timor (Afonsoeiro) existe, também, um problema relacionado com a arborização que tem causado danos nas propriedades de alguns moradores. O presidente da câmara informou que, até ao final do ano, as árvores serão retiradas e substituídas por outras de menor dimensão.
A visita ao Afonsoeiro incluiu, ainda, uma deslocação ao Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, em particular ao Centro de Acolhimento Sol dos Meninos, para averiguar o importante trabalho social que esta instituição desenvolve no concelho.
À noite, na sede da delegação da Junta da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, os munícipes mostraram preocupação com a poluição ambiental originada por uma unidade industrial de reciclagem de óleos, instalada na zona industrial do Pau Queimado, que tem causado cheiros muito incomodativos para a população.
Nuno Canta afirmou desconhecer esta reclamação e assegurou que “iria averiguar a situação. A responsabilidade do licenciamento industrial é do Ministério da Economia. Vou verificar e tomar as devidas providências se a empresa estiver em algum tipo de incumprimento”.
Outro tema em destaque foram os problemas de trânsito e circulação automóvel dentro da zona antiga do Afonsoeiro, com os moradores a mostrar incómodo com a falta de estacionamento e a fluência da circulação viária.
Nuno Canta informou que esta questão está já em avaliação, "existindo a possibilidade de um ajustamento e reordenamento da circulação automóvel em algumas ruas quer através da colocação de sinalização vertical, quer por meio da implementação de vias de sentido único", concluiu o autarca.

Comentários