Cabaz do Peixe com distribuição em Palmela

Peixe fresco de Sesimbra chega ao concelho de Palmela 

O Cabaz do Peixe, que atualmente é distribuído em Sesimbra e na Quinta do Conde, vai também passar a ser entregue em Palmela. A distribuição terá lugar aos sábados, entre as 10.30 e as 12 horas, no Espaço Fortuna Artes e Ofícios, em Quinta do Anjo. As encomendas podem ser feitas até às 15 horas de cada quinta-feira, no site www.cabazdopeixe.pt. Promover a pesca artesanal e as espécies menos valorizadas e fazer chegar ao consumidor peixe fresco a um preço mais acessível são as principais vantagens do Cabaz do Peixe, um projeto-piloto promovido pela Associação de Armadores de Pesca Local e Artesanal do Centro e Sul, que pretende testar a comercialização de proximidade entre o pescador/produtor e o consumidor.
Projecto começou em Sesimbra e visa escoar o pescado 

O cabaz varia entre os 2,5 quilos, peso bruto do Cabaz Leve, que inclui duas ou mais espécies pelo valor de 13 euros, e os 4 quilos, peso bruto do Cabaz Família, que inclui três ou mais espécies pelo valor de 20 euros.
Sardinhas, carapaus, abróteas, cantarilhos, pescadas, cavalas e polvos, são algumas das 23 espécies da lista, podendo o cliente indicar três que não pretende receber. Todo o peixe entregue aos clientes é amanhado logo que chega a terra, o que constitui uma garantia de frescura e qualidade.
Dinamizado pela Associação de Armadores de Pesca Local e Artesanal do Centro e Sul, o Cabaz do Peixe é um projeto pioneiro em Portugal que tem como objetivo promover a pesca artesanal e as espécies menos valorizadas, fazendo-as chegar ao consumidor a um preço mais acessível através da comercialização de proximidade entre o pescador e o consumidor.
"Trata-se de um produto bastante interessante, com um conjunto de vantagens quer para o consumidor, quer para a Associação dos Armadores da Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul", diz a organização. "Para o consumidor, pela facilidade de compra, pelo acesso a variedades desconhecidas e por melhores preços pela diminuição da cadeia de comercialização. Para a Associação, pelo aumento da receita provocado devido ao aumento da procura e pelo escoamento de espécies de pescado, até aqui, com difícil comercialização", referem os responsáveis pelo Cabaz do Peixe, por terras de Sesimbra e, agora, de Palmela.

Comentários