Barreiro distingue escolas amigas do ambiente

Sensibilizar para as questões da sustentabilidade e ambientais

A Escola Básica 1/Jardim-de Infância dos Fidalguinhos foi a vencedora do Concurso de Figuras de Natal Ecológicas, promovido pelo Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, no Barreiro. O concurso foi dirigido à Comunidade Educativa. Creche Rainha D. Leonor e “Frases de Encantar” foram, respetivamente, 2ª e 3ª classificadas. Receberam menções Honrosas a EB 2,3 D. Luís Mendonça Furtado, o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo – Serviço de Pediatria e Escola Secundária de Casquilhos. Os 27 trabalhos submetidos a concurso, realizados por estabelecimentos de ensino da rede pública, privada e de solidariedade social do Concelho, foram concebidos com materiais reutilizados e podem ser vistos no Mercado Municipal 1º de Maio até 2 de Janeiro. 

Autarcas juntaram escolas premiadas neste concurso 

O vereador responsável pelo Centro de Educação Ambiental enalteceu os participantes, reconhecendo ficar surpreendido ao constatar a criatividade aplicada nos trabalhos, ano após ano. Há “trabalhos muito engraçados”, disse, admitindo: “tem-nos surpreendido a qualidade”. Esta iniciativa, conforme sublinhou Bruno Vitorino, contribui para “sensibilizar para as questões da sustentabilidade, para as questões ambientais”.
De acordo com a vereadora da Educação “é, também uma forma de dizermos que nem tudo tem que ser novo. A partir do velho podemos fazer coisas fantásticas”, afirmou Regina Janeiro referindo-se à originalidade dos trabalhos apresentados.
O representante da Baía do Tejo salientou o “trabalho bastante difícil” no processo de seleção realizado pelo júri do Concurso, tendo em conta a diversidade de figuras de Natal. Sérgio Saraiva referiu, ainda, os critérios de avaliação dos trabalhos que passavam pela originalidade, utilização de materiais recicláveis e sustentabilidade do artigo produzido.
Sensibilizar os munícipes, através de uma atividade lúdica e de expressão artística para a importância e vantagens da reutilização de materiais na criação de novos objetos é o objetivo do evento.
Aos três melhores trabalhos, foram atribuídos os seguintes prémios: 1º – no valor de 500 euros. 2º – no valor de 350 euros e 3º – no valor de 250 euros.
A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu no Mercado Municipal 1º de Maio, onde se encontram em exposição, até 2 de Janeiro de 2016, no horário do Mercado, ou seja de segunda a sexta-feira, das sete às 14 horas e das 16h30 às 19h30; sábado, das  sete às 16 horas.
Na Cerimónia de Entrega de Prémios marcaram presença os vereadores da Câmara do Barreiro responsável pelo Centro de Educação Ambiental, Bruno Vitorino, e pela Educação, Regina Janeiro, e os três membros de Júri - Sérgio Saraiva, Vogal Executivo do Conselho de Administração da Baía do Tejo, Vanessa Lavrador, trabalhadora da autarquia, e a artista Maria del Toro.
O Concurso de Figuras de Natal Ecológicas está inserido na programação de Animação de Natal 2015 promovida pelo Município, pelas Uniões de Freguesia do Concelho e pela Junta de Freguesia de Santo António da Charneca. Pode ser consultado no sítio oficial da Câmara do Barreiro na internet.


Comentários