A magia do Natal já chegou ao concelho do Montijo

Na cidade onde o Natal rima com arte... 

Já sabe a Natal no Montijo. O “Natal com Arte 2015” começou no fim de semana passado e, diz o presidente da Câmara do Montijo, constituiu o culminar de um ano dedicado à cultura. “Contamos com muitos parceiros culturais num programa de Natal que envolve toda a cidade e que não esquece a solidariedade. A iluminação de Natal que inaugurámos representa o nosso empenho na dinamização comercial, cultural e social do centro da cidade”, afirmou Nuno Canta. Este fim-de-semana (5 e 6 de Dezembro), o Natal com Arte traz cultura, tradição e solidariedade ao concelho do Montijo.
Crianças do Montijo receberam a época natalícia 


A abertura da programação natalícia mereceu a presença de um vasto público e contou com música, animação e até mesmo com a presença do barrigudo de barbas brancas mais famoso do mundo: o Pai Natal veio ao Montijo para gáudio da pequenada.
“As tradições de Natal têm mais sentido quando celebramos os valores da solidariedade, da nossa cultura e da nossa identidade. Nesta época festiva quero agradecer a cada um de vós o contributo dado para que o Montijo se tenha tornado mais desenvolvido, próspero, livre, tolerante, solidário, justo, moderno e criativo. Um feliz Natal a todos”, disse ainda Nuno Canta, durante a inauguração da iniciativa.
O programa Natal com Arte 2015 arrancou junto ao Museu Municipal (edifício Casa Mora) com a Orquestra de Canto da Escola de Artes Sinfonias & Eventos. No primeiro andar da Casa Mora esteve, durante todo o fim-de-semana, com grande sucesso a iniciativa “O Comércio Mora Aqui… no Natal”, que reuniu várias lojas do comércio local num ambiente de requinte e criatividade.
Depois, lá o Pai Natal chegou à Praça da República, acompanhado pela Orquestra de Percussão Batucando, com muitos a aproveitarem a ocasião para registarem o momento para a posteridade e deixarem, ao mesmo tempo, alguns dos seus desejos natalícios.
Houve ainda a tradicional degustação de iguarias, proporcionada pelas instituições sociais do concelho, no Café da Praça, abrilhantada pelo Coro da Academia Sénior do Alto Estanqueiro-Jardia e pelo grupo Happy Kids da Escola de Música e Dança de Pegões. A abertura oficial da iluminação de Natal fechou o primeiro dia de programação do “Natal com Arte 2015”.

Natal com Arte traz cultura, tradição e solidariedade
Este fim-de-semana (5 e 6 de Dezembro), o Natal com Arte traz cultura, tradição e solidariedade ao concelho do Montijo.
No dia 5 de Dezembro, a partir das 10 horas, a Caminhada Solidária – Um gesto, um sorriso, vai invadir a Praça da República. O valor da inscrição é um brinquedo ou um livro para as crianças. Inscreva-se através dos números 91 232 96 77 ou 91 232 97 46.
Porque o Natal é uma época muito especial para as crianças, o Pai Natal vai estar à espera dos mais novos no dia 5 de Dezembro, das 11 às 13 horas e das 14h30 às 16h30, na Praça da República.
As crianças entre os 3 e os 10 anos vão poder, também, fazer passeios de charrete com o Pai Natal, no sábado, das 11 às 13 horas e das 14h30 às 16h30, na Praça da República. Os passeios são gratuitos.
Ainda no dia 5 de Dezembro, às 15h30, no Jardim Casa Mora traga os seus filhos ou netos à Hora do Conto. Num ambiente descontraído, ao ar livre e com muita brincadeira as crianças vão assistir à leitura encenada do conto O Desejo do Pai Natal de Katja Reider e, de seguida, participar no atelier Vamos Enfeitar o Natal.
Enquanto as crianças participam na Hora do Conto, os adultos podem assistir à inauguração da exposição Arte dos Presépios, às 16h00, no 1.º andar da Casa Mora. A mostra reúne mais de 100 peças do tradicional figurado de Barcelos. A não perder!
A programação infantil vai chegar a Pegões (auditório da Junta da União das Freguesias de Pegões), no dia 6 de Dezembro, às 15h30, com o espetáculo O Pedro e o Lobo pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo. Nesta versão reduzida para quarteto e narrador deste concerto didático criado pelo compositor Sergei Prokofiev, os instrumentos musicais ilustram o desenrolar da história enquanto o narrador relata as peripécias de Pedro e seus amigos.


Comentários