Turistas convidados a vindimar na Península de Setúbal

Adegas convidam turistas para apanhar uva na região 

Estamos praticamente a meio de Setembro, o mês que mais depressa é associado à época das vindimas. E caso ainda exista vontade de conhecer o processo, há duas propostas que prometem encher as medidas aos enófilos. A 12 de Setembro, pelas 9h30, o ponto de encontro remete para a Adega de Fernão Pó, em Palmela, na margem do rio oposta à capital (a 40 minutos de distância de Lisboa). O convite implica passar um dia inteiro com o enólogo, acompanhá-lo desde os campos verdejantes e repletos de vinha - por aqui, a vindima é mecânica - até à adega onde o mostro é trabalhado. Não é a única adega da Península de Setúbal a abrir as portas a todo o curioso com vontade de pôr as mãos na massa. Depois de amadurecidas as uvas, cabe aos visitantes colhê-las e pisá-las. O programa inclui ainda o almoços gastronómicos, prova de vinhos ao final do dia, piqueniques no campo e, claro está, as tradicionais adiafas. Em pleno Parque Natural da Arrábida, a Quinta de Alcube, em Azeitão, tem 50 hectares de vinhas para vindimar… é a 19 de Setembro.
Adegas da Península de Setúbal querem turistas nas vindimas 

A 30 minutos de Lisboa vindimam-se os Vinhos da Península de Setúbal, de onde já saíram alguns dos melhores vinhos do mundo. Vários produtores da região abrem, entre 12 de Setembro e 17 de Outubro, as portas das suas adegas para experiências plenas de convívio e lazer em harmonia com a natureza. Os programas familiares "incluem diversas atividades como a apanha da uva, visitas às adegas, pisa a pé nos antigos lagares, provas de vinhos, almoços enogastronómicos e piqueniques no campo com as tradicionais adiafas", explica Rota de Vinhos da Península de Setúbal que, com as adegas locais, organiza o evento.
A Quinta do Piloto, em Palmela,  recebe os seus visitantes para a vindima a 18 de Outubro. "Traga o seu prato e talheres como manda a tradição e venha participar no genuíno almoço de Adiafa. Habitualmente, um almoço no campo, a Adiafa é a festa de oferecida no último dia da vindima pelo produtor aos seus trabalhadores, tradição que se tem mantido até aos dias de hoje", explicam os donos da Quinta do Piloto.
 Setembro é mês de vindimas. As uvas estão prontas para serem colhidas num ritual que ainda se mantém como o momento alto do ciclo da produção de vinho. Desconhece-se o momento preciso em que terá começado o cultivo da vinha na Península de Setúbal mas estima-se que os Fenícios e os Gregos tenham dado um forte impulso na divulgação do vinho, incentivando as trocas comerciais com outros povos através do estuário do Sado.
A região, hoje afamada pelos seus vinhos tranquilos e pelo ímpar generoso Moscatel de Setúbal, tem-se tornado num destino turístico de excelência graças à riqueza cultural e paisagística onde se inclui a cultura da vinha e do vinho.
O recente investimento em infraestruturas dedicadas ao enoturismo associadas a produtores da região, como por exemplo os recém-inaugurados enoturismos da Quinta do Piloto, Casa Ermelinda Freitas, Serenada, Herdade do Cebolal, Brejinho da Costa e Adega Fernão Pó, permitiram também alargar e melhorar a receção de turistas na região. 
É neste espírito que os produtores de Vinho da Península de Setúbal "abrem as suas portas, convidando todos os apaixonados pela natureza, pela vinicultura e pela recuperação de tradições milenares, a experimentarem as vindimas na região", diz fonte da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.


Comentários