TCB vão efetuar carreiras no concelho da Moita

Baixa da Banheira, Alhos Vedros e Vale da Amoreira entram na rota dos TCB

As Câmaras do Barreiro e da Moita vão estabelecer um protocolo de entendimento para que os Transportes Coletivos do Barreiro possam efetuar carreiras no concelho vizinho da Moita já em 2016. Os Transportes Coletivos do Barreiro são um serviço municipalizado da câmara do Barreiro, que efetuam carreiras rodoviárias em todo o concelho, e já abrange uma parte do território da Moita. Mas, de acordo com ambas as autarquias, há "margem para crescer e abranger mais pessoas". O tema esteve a ser estudado por técnicos dos dois municípios e as carreiras devem ser aprovadas em breve pelos respetivos executivos municipais.  Assim, de acordo com a Câmara da Moita, vão existir duas carreiras em circulação que irão servir, numa primeira fase, a Baixa da Banheira, a zona central de Alhos Vedros e o Vale da Amoreira, com a possibilidade de servir a escola.
TCB passam a operar em localidades do concelho da Moita 
Os TCB abrangem todo o território do concelho do Barreiro, servem também a população da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, e realizam também carreiras na zona limítrofe entre os dois concelhos. “A relação dos TCB como concelho vizinho da Moita é antiga. Existem carreiras que percorrem os limites entre os dois concelhos todos os dias, várias vezes por dia, e é uma ambição tanto do Barreiro tanto da Moita, ampliar este serviço”, disse à Lusa Rui Lopo, vereador da câmara do Barreiro com responsabilidades nos transportes. O autarca referiu ainda que nos últimos meses se intensificaram os estudos entre as duas autarquias para analisar a viabilidade de as carreiras dos TCB passarem a prestar serviço no interior do concelho da Moita.
"Vamos levar a sessão de Câmara um protocolo com a Câmara da Moita que inicia os trâmites legais e formais para que possam ocorrer nos próximos meses as carreiras na Moita. É uma realidade ambicionada pelas populações", disse Rui Lopo.
O autarca explicou que para as carreiras que hoje fazem os percursos nos limites do concelho vão passar a entrar no concelho vizinho da Moita.
"Está aberto o caminho que o crescimento dos TCB e para traçar caminhos de novas oportunidades, tem é que se manter o rigor na avaliação da capacidade financeira. O quadro jurídico que está instalado deixa claro que as competências sobre esta matéria são municipais. Agora é normal que outros operadores, que operam na região, queiram conversar para perceberem este caminho", afirmou.
Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, referiu que este é um passo importante que era perseguido há muito tempo.
"Este é um passo fácil de dar, mas existia um bloqueio legislativo. Com a alteração ao regime jurídico dos transportes esse bloqueio desapareceu e vamos avançar, embora com passos cautelosos", defendeu o autarca.
Rui Garcia disse que não será replicado o mesmo sistema que existe no Barreiro na Moita, referindo que vão ser dados passos "cautelosos e progressivos".
"Numa primeira fase servir a Baixa da Banheira, zona central de Alhos Vedros e Vale da Amoreira, com a possibilidade de servir a escola. Vão ser duas carreiras em circulação", anunciou o presidente da Câmara da Moita.
As novas carreiras dos TCB na Moita são para entrar em funcionamento no início de 2016.

Comentários