Setúbal precisa de mais qualificação diz a autarquia

Cidade "atraiu muita gente rural desqualificada para trabalhar"

"É absolutamente necessário que a região de Setúbal promova um processo de desenvolvimento económico inteligente e inclusivo" e é preciso que isso seja feito através de "políticas ativas de formação e qualificação de recursos humanos". O apelo foi feito pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na abertura das Jornadas Millennium Empresas, que decorreu ontem à  tarde em Setúbal.
Câmara quer aposta na qualificação das pessoas em Setúbal 

A autarca lembrou a história de Setúbal, que "atraiu muita gente rural desqualificada para trabalhar na indústria", sem que se tenha acrescentado "qualquer valor à sua formação".
Ainda assim, salientou, a região acolheu, nos últimos anos, "Investimentos de muitos milhões de euros, de que são exemplos o aumento da Portucel, a Decathlon e o Alegro". E "temos espaço para muitos mais", garantiu. Por isso mesmo, insistiu, "qualquer processo de desenvolvimento económico só é sustentável se for acompanhado de qualificação e formação de recursos humanos".
Maria das Dores Meira reforçou que “não basta atrair investidores e investimento”, uma vez que também é “necessário que a cidade e a região promovam um processo de desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo”, com “inovação e com o compromisso de desenvolver políticas ativas de formação de recursos humanos”.
"A procura de novos investimentos capazes de criar mais riqueza, mais trabalho e mais emprego está sempre no topo das nossas prioridades”, afirmou a Maria das Dores Meira. “Orgulhamo-nos de ter uma postura proativa que contribui decisivamente para diminuir os custos de contexto de fixação de novas empresas”. 
A autarca realçou ainda a pertinência da realização em Setúbal das Jornadas Millennium Empresas, edição organizada pelo Millennium BCP com o apoio da Câmara Municipal, em particular por se discutirem os fatores de desenvolvimento das empresas da região.
Este tema foi refletido num debate no qual participaram Antoine Velge, administrador da Sapec, Leonor Freitas, presidente da Casa Ermelinda de Freitas, Álvaro Mendes, presidente da Etermar, Luís Moura, presidente da Zircom, e Maria Montserrat Duarte, diretora coordenadora da Rede de Empresas Sul do Millennium BCP.
O encontro incluiu ainda as apresentações “A presença do Millennium BCP na região e a oferta para as empresas” e “As rotas da exportação e da internacionalização”, a cargo de dois responsáveis da instituição bancária, respetivamente Miguel Magalhães Duarte, diretor coordenador de Marketing Empresas, por Pedro Reis, assessor da Comissão Executiva.
A edição de Setúbal das Jornadas Millennium BCP, iniciativa com várias sessões em todo o País com o intuito de promover novas parcerias e de reforçar laços comerciais existentes, culminou com uma intervenção por Nuno Amado, presidente executivo do Millennium.

Comentários