Setúbal e Lisboa no centro da campanha da CDU

Comunistas querem conquistar mais um deputado em Setúbal

A Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) vai apostar todas as fichas nos círculos eleitorais de Lisboa e de Setúbal durante a campanha para as legislativas de 4 de Outubro, com desfiles populares antes de um punhado de eventos. Em jeito de homenagem aos milhares de pessoas que participaram nos protestos contra as medidas do Governo da maioria PSD/CDS-PP, ao longo de quatro anos, e tomando como exemplo a marcha "A Força do Povo", a 6 de Junho, em Lisboa, a CDU vai promover mobilizações similares em cinco ocasiões durante a campanha. Ao todo, no programa da CDU há cinco referências aos distritos de Lisboa e de Setúbal, nos quais há 47 e 18 mandatos em disputa, dos quais a força liderada pelos comunistas alcançou, respetivamente cinco e quatro assentos parlamentares em 2011. Os comunistas querem reforçar o número de mandatos por Setúbal. 
Campanha da CDU centra-se sobretudo em Setúbal e Lisboa 

"Queremos manter e acentuar as características dos últimos meses, do contacto direto, do esclarecimento e debate, dar mais força às massas e à participação popular e transpor a marcha ‘A Força do Povo' para a campanha, com alguns momentos altos, com expressão de rua. Por exemplo, gostávamos de encher o Coliseu (de Lisboa), mas não é só por encher, para gáudio do partido, queremos demonstrar que há vontade de mudança", disse à Lusa o membro da comissão política do comité central do PCP Paulo Raimundo.
Jerónimo de Sousa, afirmou que a CDU tem “o objectivo claro de aumentar o número de votos e de deputados” pelo Círculo Eleitoral de Setúbal. O secretário-geral comunista esteve esta semana na Visteon, em Palmela, onde contactou com trabalhadores e sentiu um ambiente de “acolhimento e simpatia”, que transmite à coligação “muita confiança para as eleições de 4 de Outubro”, referiu.
O cabeça-de-lista pelo Círculo Eleitoral de Setúbal, Francisco Lopes, bem como outros candidatos a deputados da Assembleia da República por este círculo, como Rui Higino, Margarida Botelho, Fernanda Pésinho e Carlos Almeida, acompanharam Jerónimo de Sousa na visita à Visteon.
“Neste espaço de quatro anos, viemos aqui muitas vezes. Quando os trabalhadores precisavam da intervenção, da solidariedade, da proposta da CDU, cá estivemos”, lembrou Jerónimo de Sousa. O candidato da CDU recordou que a Visteon é “uma empresa que travou grandes lutas em defesa dos seus direitos e salários, contra a precariedade” e, nessas ocasiões, os trabalhadores sentiram, da parte da coligação, “que os amigos conhecem-se nas dificuldades”.

Maratona eleitoral começa hoje 
A agenda do secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, repleta desde há quase um ano, vai passar a ser diária já sexta-feira, 11 de Setembro, e a campanha oficial arranca com um desfile e um comício na capital, domingo (20 Setembro), a dar o mote para os restantes 12 dias de propaganda e apelo ao voto.
O comício do Coliseu dos Recreios, por volta das 16 horas será precedido de um desfile, desde a praça da Figueira. Na véspera, algo de semelhante vai ser organizado no Porto.
A CDU planeia ter ações de rua que culminam em grandes comícios também em Almada, Évora e Braga, respetivamente a 26, 27 e 30 de Setembro. "O objetivo é trazer para a campanha, as ações de luta, com temáticas específicas, focando as grandes questões e, em simultâneo a vida de cada um. Muitos presentes, até podem não votar CDU, mas estarão ali connosco", desejou Paulo Raimundo.
A caravana que junta comunistas e ecologistas, depois do grande comício inaugural de Lisboa, desloca-se ao distrito de Coimbra, seguindo para Beja e Faro (25 e 26 de Setembro), a anteceder ações em Santarém e Évora (27), para nova incursão ao Porto.
Nos dias 29, 30 de Setembro e 1 de Outubro, Jerónimo de Sousa volta a Lisboa e Setúbal, precedendo nova subida ao círculo eleitoral do Porto e de Braga. O encerramento da campanha, como é habitual, far-se-á também em Lisboa e Setúbal, na sexta-feira, 2 de Outubro.
Ao todo, no programa da CDU há cinco referências aos distritos de Lisboa e de Setúbal, nos quais há 47 e 18 mandatos em disputa, dos quais a força liderada pelos comunistas alcançou, respetivamente cinco e quatro assentos parlamentares em 2011. 
Francisco Lopes é o cabeça de lista da CDU por Setúbal, onde ainda fazem parte, Paula Santos,  Heloísa Apolónia e  Bruno Dias [atuais deputados] bem como  Rui Higino,  Margarida Botelho, José Lourenço, Vanda Figueiredo, Manuel Rocha,  António Magrinho e Fernanda Pésinho.
O grande Porto e a região de Braga, com 39 e 19 lugares na lista, também são focos para a comitiva de Jerónimo de Sousa, que conquistou há quatro anos dois mandatos pela "Cidade Invicta" e um na "Cidade dos Arcebispos".

Comentários