Sesimbra recebeu o Galardão ECO XXI 2015

"O  município melhorou muito os seus indicadores ambientais" 

A Câmara de Sesimbra foi distinguida com o Galardão ECO XXI 2015, recebendo assim, pelo quarto ano consecutivo a bandeira verde, que reconhece as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas em vários indicadores, dos quais se destacam os relativos à qualidade da água para consumo e às áreas classificadas, onde obteve a pontuação máxima. A vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa sublinhou que o concelho de Sesimbra "tem um grande potencial em termos ambientais e que tem mais de 60 por cento do seu território em áreas protegidas ou classificadas". 
Sesimbra recebeu bandeira verde pelo quarto ano consecutivo 

A cerimónia de entrega decorreu no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, e contou com a presença do presidente da Associação Bandeira Azul, da Europa, José Archer, da vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, do representante da Agência Portuguesa do Ambiente, José Serrano, de autarcas e técnicos de outros 39 autarquias do país, distinguidas com este símbolo de qualidade ambiental, e de várias entidades envolvidas na avaliação das candidaturas.
"Começámos a percorrer este caminho há dez anos e hoje estamos muito satisfeitos por este projeto que envolve cada vez mais as comunidades e que representa um modelo de participação, cooperação e colaboração", referiu José Archer, tendo enaltecido a "coragem e visão" das autarquias.
Por sua vez, a vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa sublinhou que o concelho de Sesimbra "tem um grande potencial em termos ambientais e que tem mais de 60 por cento do seu território em áreas protegidas ou classificadas".
A autarca afirmou ainda que "nos últimos anos o município melhorou muito os seus indicadores ambientais", e salientou o caminho percorrido pela autarquia na implementação de ações ao nível da melhoria da qualidade ambiental, dando como exemplo a aposta na construção de saneamento básico.
As boas práticas ao nível do ambiente foram também a nota do discurso de José Serrano. "Quero enaltecer o trabalho das autarquias envolvidas neste projeto e do compromisso que ele representa para com as populações, ao qual nos associámos desde o primeiro momento", salientou o representante da  Agência Portuguesa do Ambiente.
Para além da entrega das bandeiras verdes e do sorteio de prémios entre os municípios, atribuídos por várias entidades, o acontecimento foi preenchido com a apresentação de exemplos de boas práticas ambientais em alguns municípios, entre eles o trabalho desenvolvido ao nível do saneamento e tratamento de águas no concelho de Sesimbra que, aliás, foi evidenciado numa exposição que está patente no exterior do Cineteatro Municipal.


Comentários