Adote um cão e ajude o canil de Sesimbra

Figuras públicas apoiam campanha de adoção de animais

O humorista Rui Unas, os músicos Sérgio e Nelson Rosado, dos Anjos, o director do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro e o sesimbrense Diogo Marcelino, que participou recentemente num Reality Show, são algumas das figuras públicas que se associaram à campanha de adoção de cães Maré de Afetos, lançada pelo Canil Municipal de Sesimbra, a partir de uma sugestão da taróloga Maya, que para além de se ter envolvido na organização, também participou na sessão fotográfica, ao lado da cadela “Joia”. "Participe nesta causa e use os seus talentos em favor da mudança na vida destes animais. Faça parte desta maré de afetos", apela a Câmara de Sesimbra. Até porque o canil municipal está sobrelotado: tem cerca de 40 cães em 12 celas. 
Irmãos Rosado são algumas das figuras públicas que apoiam iniciativa

A ideia surgiu quando Maya procurava o “Talisca”, cão que a família acarinha, e que desapareceu. Dirigiu-se então ao Canil Municipal e ali estava ele, bem tratado, com esterilização já marcada, rodeado dos carinhos da trabalhadora do canil – uma verdadeira encantadora de cães - e de uma equipa de voluntários.
Percebeu então que havia muitos cães abandonados e a única forma de se conseguir mais espaço e condições para estes e outros animais, que surgem diariamente, seria organizar uma campanha de sensibilização e adoção. "Fez a sugestão, que foi prontamente aceite, e disponibilizou os seus conhecimentos e experiência em comunicação, como forma de recompensa pelo tratamento dado ao seu 'Talisca' e pelo modo exemplar como o Canil Municipal de Sesimbra trata os animais", refere a autarquia de Sesimbra em nota enviada ao ADN.
A partir daí, fez contactos com amigos, também eles apaixonados pelos animais, que se associaram de imediato à acão. "A campanha, que está nas ruas do concelho e na Internet pretende ser, não apenas um incentivo à adoção, mas essencialmente, uma forma de sensibilizar a opinião pública para esta temática e para a importância que o apoio de cada um de nós representa para o bem-estar destes animais", explica a Câmara de Sesimbra que deixa um apelo: "participe nesta causa e use os seus talentos em favor da mudança na vida destes animais. Faça parte desta maré de afetos".
Com o canil em sobrelotação é "urgente"a adoção. Se quer ter um cão "não pense no óbvio e não pense só num animal pequeno. Este animais são muito sociáveis - não temos cá animais agressivos - e estão com necessidade urgente de uma casa e de uma família", diz Liliana Carvalho, responsável pelo Canil que neste momento tem cerca de 40 cães em 12 celas. "A utilização do espaço é critica mas queremos dar a estes animais uma vida nova, uma família que os acolham porque temos muito mais para ajudar", refere a responsável do Canil de Sesimbra  

Sesimbra dispões de postos veterinários municipais
site da autarquia explica que o canil municipal não se encontra aberto ao público "por razões de logística",  no entanto serão aceites visitas sob marcação através do telefone : 21 228 85 00 ou  93 998 20 40 ou pelo e-mail: canil@cm-sesimbra.pt. 
Em caso de restituições de canídeos (em alojamento no canil) estas serão efetuadas às quartas feiras entre as 10 e as 12 horas após pagamento das taxas de captura e alojamento (em caso de necessidade será também necessário o pagamento de vacinação antirrábica e colocação de chip).
O registo e licenciamento anual dos cães é obrigatório e deve ser feito nas juntas de freguesia. 
Além do canil municipal, a autarquia de Sesimbra dispõe ainda de três postos veterinários municipais [em Sesimbra, Fonte de Sesimbra e Quinta do Conde] que fornecem este serviço durante todo o ano para vacinação, consultas de rotina e colocação de microchip que agora é obrigatório em todos os cães. O preço da colocação do microchip é de 13 euros, nos postos veterinários municipais que funcionam todos os dias úteis da semana das 10 ao meio-dia.
Veja aqui o video da reportagem da campanha na CMTV

Comentários