Sesimbra contra encerramento do GIP em Quinta do Conde

Estado fecha Gabinete de Inserção Profissional

A Câmara Municipal de Sesimbra aprovou uma tomada de posição onde contesta o indeferimento, por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da candidatura que permitiria a continuação do funcionamento do Gabinete de Inserção Profissional da Quinta do Conde, sedeado no Espaço Cidadania, junto ao mercado. 
Quinta do Conde perde Gabinete que apoiava desempregados 

A decisão do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) levou ao encerramento deste serviço no dia 31 de Agosto, com as inevitáveis implicações negativas na vida dos utentes. "Mesmo que o município pretenda continuar a assegurar os serviços do Gabinete de Inserção Profissional, tal não é possível devido ao fim da parceria com o IEFP, o que impossibilitará a autarquia de aceder à plataforma do IEFP, a fim proceder ao registo das apresentações periódicas dos desempregados", explica a Câmara de Sesimbra em nota enviada ao ADN.
Para além das apresentações este Gabinete de Inserção Profissional "desenvolvia um trabalho relevante no plano social, ao assegurar o atendimento personalizado aos utentes", nomeadamente na "elaboração de curriculum, na preparação de entrevistas, na orientação para ofertas de emprego e no encaminhamento para ações de formação em função das necessidades dos utentes, melhorando a aquisição de novas competências e as possibilidades de inserção na vida ativa", diz ainda a autarquia de Sesimbra.
Por tudo isto, explica o gabinete de imprensa da autarquia, "constituía um apoio importante para os cidadãos de maior vulnerabilidade social e psicológica, que ficam agora sem qualquer apoio de proximidade".
Com o encerramento deste serviço ficará a funcionar apenas o Gabinete de Inserção Profissional da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, a tempo parcial, e o de Sesimbra, que se mantém em funcionamento no FORMAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar.

Comentários