Sabores do Sado atraíram 10 mil pessoas à Mourisca

Gastronomia, doces e licores em alta na Festa do Moinho de Maré 

Os sabores do Estuário do Sado estiveram em destaque na 16.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal, que se realizou no passado fim de semana, com a participação de mais de 10 mil visitantes. “O balanço é bastante positivo. Foi um evento bastante participado, com a população a aderir em massa”, refere José Belchior, presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. O certame incluiu os tradicionais concursos de gastronomia, doces e licores, que têm como requisito possuir um ingrediente oriundo do estuário do Sado. 
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Festa da Mourisca este ano

Um ensopado de ostras e uma feijoada de ostras apresentados pelo Estrelas do Faralhão Futebol Clube conquistaram o primeiro e o segundo lugares da edição de 2015 do Concurso de Gastronomia, enquanto as pataniscas de berbigão com arroz de feijão, trazido pela União Desportiva e Recreativa das Pontes, ficou na terceira posição.
No Concurso de Doces, o vencedor foi um bolo de noz, do Estrelas do Faralhão. A tigelada dos Jovens da Capela ficou em segundo, enquanto a delícia de figo confecionada pela Associação de Solidariedade Social da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra conquistou o terceiro lugar.
Na categoria de Licores, um licor de folha de figueira, da Associação de Solidariedade Social da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, foi o grande vencedor, seguindo-se um licor de ervas aromáticas, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, e um licor de medronho, dos Jovens da Capela.
O certame, que se realizou entre sexta-feira ao fim da tarde e domingo, recebeu mais de 10 mil pessoas na Herdade da Mourisca. Além da animação musical, uma constante ao longo dos três dias, não faltaram os stands dedicados aos produtos artesanais e espaços para as instituições e coletividades, assim como as tradicionais tasquinhas.
Na abertura, a exposição de fotografias “As Ostras do Sado na Memória de um Povo”, mostra que retrata a vida dos apanhadores de bivalves na década de 60, foi inaugurada no Moinho de Maré da Mourisca, onde fica patente até final de Outubro.
A abertura oficial da festa, sexta-feira à noite, contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, bem como dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, Manuel Véstias, e de Gâmbia, José Belchior, e de responsáveis de coletividades.




Comentários