PS e PSD/CDS-PP disputam votos no distrito de Setúbal

Deputado extra em Setúbal leva PS e coligação a apostar no distrito para a campanha

Com Setúbal a eleger este ano mais um deputado para a Assembleia da República, ou seja 18, o PS e a coligação PSD/CDS apostam neste distrito para a campanha eleitoral. Olhando para as voltas que as caravanas vão dar pelo país, Setúbal destaca-se a par de Lisboa e Porto, com os socialistas a escolherem este distrito para o comício final de dia 2 de Outubro. É que com as sondagens a darem as duas forças políticas tão próximas em percentagem de votos, qualquer deputado a mais pode ser decisivo na hora de fechar as contas do dia 4 de Outubro. A CDU e o Bloco de Esquerda também apostam "muito" em Setúbal. Em 2011 os socialistas conseguiram cinco mandatos neste distrito, os mesmos que o PSD que pela primeira vez ultrapassou os comunistas. 
António Costa fecha campanha a 2 de Outubro em Setúbal 

O PS divulgou ontem o seu percurso e explicou que António Costa vai privilegiar as acções de rua e comícios (cerca de dez) em sítios abertos, sempre que a meteorologia o permitir. Com uma média de quatro acções previstas por dia, o secretário-geral dos socialistas pontuará o programa com visitas temáticas, sempre ligadas aos temas prioritários do PS: inovação e conhecimento, recuperação do rendimento e combate às desigualdades e emprego.
Além de Lisboa, Porto e Setúbal, a campanha do PS dará destaque aos distritos de Braga, Açores e Coimbra, segundo avançou o director de campanha Duarte Cordeiro. A partir de 20 de Setembro, arranque da campanha oficial, os socialistas, tal como a coligação Portugal à Frente, concentram os seus esforços nos distritos com mais eleitores e o Sul não entra no programa: Beja, Portalegre e Faro não fazem parte do programa nos dias oficiais.
Já Passos e Portas vão passar quatro vezes por Setúbal para dar apoio à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, cabeça-de-lista por este círculo, que foi, aliás, eleita por Setúbal em 2011. Já  António Costa estará por lá por três vezes, sendo que um dos dias - o 18 de Setembro - ainda será fora do período oficial de campanha. Ana Catarina Mendes é a cabeça-de-lista dos socialistas neste distrito e um dos delfins em quem Costa tem apostado dentro do partido.

Setúbal é o terceiro distrito do país 
A batalha pelos votos no distrito, onde há uma alta taxa de desemprego, não será fácil. Setúbal tem forte tradição de esquerda, com terreno fértil para o PS e para o PCP. Mas nas últimas legislativas (em 2011) o PSD subiu na votação e conseguiu cinco mandatos. O mesmo número que o PS e mais um que a coligação PCP com 'Os Verdes', que pela primeira vez desde 2005 ficou abaixo dos resultados dos social-democratas. A CDU conseguiu quatro deputados. O CDS-PP conquistou 12,2 por cento do eleitorado do distrito e elegeu dois deputados. O Bloco de Esquerda apenas elegeu Mariana Aiveca, fruto dos 29 mil 620 votantes.
Setúbal é terceiro distrito mais populoso do país. Conta também com uma das mais altas taxas de desemprego: segundo números da CGTP, em Junho a taxa de desemprego no era de 15,4 por cento com mais de 56 mil inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional.  A taxa de desemprego jovem em Setúbal fixou-se nos 9,48 por cento. De acordo com o INE, a taxa de desemprego nacional foi de 12,1 por cento em Julho.


Comentários