Palmela prepara-se para celebrar as Vindimas

Festas das Vindimas arrancam na quinta-feira 

Estão quase a começar as maiores festas de Palmela: as Festas das Vindimas. Oficialmente a festa começa a 3 de Setembro, mas no dia anterior é eleita a Rainha das Vindimas 2015 numa gala no Cine-Teatro São João. No dia seguinte, a multidão começa a juntar-se depois das 20 horas, na zona das barraquinhas onde se compra a bebida mais ingerida desta festa: o moscatel.  Embora seja nessa zona que se desenrola uma grande parte da animação (há dois palcos com bandas a tocar e cantar ao vivo), a Festa das Vindimas de Palmela não se resume só a isso. Há mais palcos noutras ruas, roulottes de cachorros, bancas com roupa e artesanato, largadas de touros, arruadas, pisa da uva, provas de vinhos e desfiles de moda. Outros dois momentos altos da festa são os cortejos alegóricos de domingo (6 de Setembro, às 17 horas) e terça-feira (8 de Setembro, às 23 horas) pelas ruas da vila. Este ano com o tema "As uvas são vida".
Palmela espera atrair milhares de pessoas nas Festas das Vindimas 


A 53.ª edição da Festa das Vindimas de Palmela decorre entre 3 e 8 de Setembro, numa grande celebração da tradição vitivinícola do concelho, ligado, desde sempre, ao trabalho na terra. Em apresentação à comunicação social, na Casa-Mãe da Rota de Vinhos, a presidente da Direção da Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, Susana Ciríaco, deu a conhecer as linhas mestras desta edição, que contará com mais pavilhões, dada a grande procura, e algumas alterações na implantação no Largo de S. João, onde se sublinha a passagem do palco do jardim para junto à Igreja de S. João. 
Ao nível da segurança e conforto no recinto, a zona de divertimentos infantis contará com um acesso mais restrito e a Amarsul estará junto ao Palco do Fontanário a fazer a recolha de material reciclável, com particular atenção ao vidro.
Para o presidente do Município, Álvaro Amaro, a presença na conferência de imprensa pretende "reafirmar a disponibilidade do Município para continuar a apostar nesta parceria", com muita "estima por este trabalho que fazem", com "Palmela no coração". 
A atividade que o Município tem desenvolvido, ao longo do verão, no sentido de embelezar a vila e prepará-la para receber, condignamente, os milhares de visitantes, foi destacado por Álvaro Amaro, que recordou o pacote de apoios diretos e indiretos à Festa: apoio financeiro no valor de 22 mil euros, a que acrescem cerca de 17 mil euros para execução das infraestruturas elétricas e 11 mil euros para pagamentos à GNR por serviços de ordenamento de trânsito, e apoio técnico e logístico em diversas áreas. 
Numa festa que faz a apologia do vinho e da vinha, "é importante apelar ao consumo moderado de álcool, um trabalho que a autarquia e os parceiros têm promovido desde 2012, através de projetos como o Wine in Moderation, ou o Wine In, vocacionado para o público escolar", diz a autarquia.  Durante os dias da Festa, em parceria com a Unidade de Saúde Familiar Santiago Palmela, uma equipa vai estar no Largo de S. João para dar continuidade a esse trabalho de sensibilização junto do público.

Seis dias de tradição e homenagem 
Cortejo das Vindimas, no domingo, atrai pessoas de todo o país 
Momentos de grande simbolismo, como a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos de domingo e terça-feira – este ano, com treze carros, dedicados ao tema “As uvas são vida” – são alguns dos principais fatores de atração da festa, que conta, como sempre, com a participação incontornável do movimento associativo e artistas locais. 
Destaque para o Festival de Folclore de domingo, com a participação dos ranchos folclóricos do concelho. Corvos e Mónica Sintra são alguns dos nomes nacionais que integram o programa, recheado de música, provas desportivas e atividades ligadas ao mundo do vinho e da vinha.
No Largo de S. João, coração da festa, as empresas vinícolas da região da Península de Setúbal dão corpo a uma Feira de Vinhos onde o Moscatel de Setúbal tem lugar central. Este ano, serão doze pavilhões de vinhos, com a participação, pela primeira vez, da herdade de Rio Frio.
A anteceder o certame, a 2 de Setembro, Palmela elege a sua Rainha das Vindimas 2015, numa Gala que terá lugar no Cine-Teatro S. João, a partir das 21h30.
O acesso à festa e ao Centro Histórico de Palmela está facilitado, este ano, com a abertura de um novo parque de estacionamento junto à Alameda D. Nuno Álvares Pereira, nas imediações da Igreja de S. Pedro.

RTP leva Palmela ao mundo todo 
Um dia antes do início das Festas das Vindimas, o “Verão Total” da RTP vai ser emitido em direto do Largo 5 de Outubro, na vila de Palmela, no dia 2 de Setembro. Durante cerca de seis horas de emissão, a televisão pública irá transmitir para todo o mundo, através da RTP 1 e da RTP Internacional, o melhor que este concelho tem para oferecer.
No início de Agosto, uma equipa esteve, já, em reportagem no território e selecionou um roteiro inesquecível, feito de sabores, aromas, histórias e muitos motivos de interesse.
Para que o programa decorra da melhor forma, será necessário condicionar o trânsito no Largo, nomeadamente, junto ao Jardim Manuel Sequeira da Costa Paula e no pequeno troço da Avenida dos Bombeiros Voluntários, entre a Escola EB de Palmela 2 e a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, nos dias 1 e 2 de Setembro.
Participe na festa e venha viver o “Verão Total” em Palmela!

Comentários