Palmela ajuda famílias na utilização eficiente de energia

Câmara quer melhoria da gestão e eficiência ambiental 

O município de Palmela vai lançar o Projeto Eco Famílias, programa de educação ambiental e tutoria que, ao longo de dois anos, pretende apoiar as famílias no uso eficiente da energia e dos recursos. Das famílias inscritas, serão selecionadas vinte para esta primeira edição – quatro por cada freguesia – que terá a duração de um ano. Durante esse período, a autarquia de Palmela "fará o diagnóstico ambiental das famílias, sugerindo a implementação de medidas concretas para a melhoria da gestão e eficiência ambiental e monitorizando o seu desempenho", explica o município de Palmela.  
Palmela incentiva população a racionalizar energia 

Ainda de acordo com a Câmara Municipal, "serão atribuídos equipamentos de apoio, como lâmpadas economizadoras, redutores de caudal ou compostores, e os elementos das famílias participarão em ações de formação e sensibilização sobre eficiência energética e boas práticas, abertas, também, à comunidade". 
No final desse ano, as famílias que acompanhem todo o ciclo de desenvolvimento do projeto e apresentem uma melhoria de, pelo menos, cinco por cento na eficiência energética, serão premiadas com um galardão e com a oferta de equipamento.
Palmela integra o Pacto dos Autarcas e elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP), que visa a redução, até 2020, das emissões de CO2 em mais de 20 por cento. O uso eficiente da água, a mobilidade sustentável e a redução, reutilização e reciclagem de resíduos fazem parte, também, das preocupações do município, que vê nas famílias "um dos seus principais parceiros para um concelho mais sustentável e atrativo", explica a autarquia liderada por Álvaro Amaro.
O Regulamento do Projeto Eco Famílias foi aprovado em reunião pública no dia 2 de Setembro e será submetido à deliberação da Assembleia Municipal.

Comentários