Montijo vai mesmo receber aeroporto complementar

Acordo para usar Montijo ainda poderá ser assinado este mês

O memorando de entendimento que está a ser preparado entre o Governo português; a Vinci, concessionária dos aeroportos nacionais geridos pela ANA; a Força Aérea; e a Câmara do Montijo para utilização da base aérea local para funcionar como complemento ao aeroporto da Portela poderá ser ainda assinado até ao final do presente mês, escreve o Diário Económico, apesar do tempo já ser escasso antes de este Governo cessar funções executivas. Certo é que a actual base aérea do Montijo é a primeira opção da ANA, gerida pelo grupo francês Vinci, para complementar o aeroporto da Portela quando este esgotar a capacidade de processamento de passageiros.
Base Área vai mesmo receber voos comerciais do aeroporto de Lisboa 

De acordo com o Diário Económico, já foram tentadas diversas datas para celebração deste memorando de entendimento, mas dificuldades de última hora têm impedido a sua concretização. No entanto, como já sublinhou em público, Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes e Infraestruturas, pretende deixar este assunto encaminhado antes de abandonar as suas funções governamentais, ou seja, antes das eleições agendadas para 4 de Outubro próximo. Para isso, restam alguns dias úteis.
Contactada, fonte do Ministério da Economia não quis comentar este assunto. O facto de o memorando de entendimento poder ter de envolver outras autarquias e entidades e empresas públicas, em particular no que respeita a acessibilidades e transportes e a redes de águas e esgotos, pode ser outra das razões para a demora na assinatura deste acordo.
Certo é que a actual base aérea do Montijo é a primeira opção da ANA, gerida pelo grupo francês Vinci, para complementar o aeroporto da Portela quando este esgotar a capacidade de processamento de passageiros.
Contactada, a ANA não quis fazer comentários sobre o assunto. No entanto, a alternativa do Montijo para destino de companhias ‘low cost' é, neste momento, a mais provável. Uma informação corroborada na altura pelo presidente da autarquia do Montijo.
"Sabemos que estamos à frente das outras possibilidades, sabemos que estamos à frente na corrida em relação a este investimento, por comparação com as outras hipóteses em cima da mesa, que são Alverca e o Campo de Tiro de Alcochete, que em parte também está localizado neste concelho", assegurou  o presidente da Câmara do Montijo , Nuno Canta,  em entrevista ao ADN e à PopularFM, em Junho deste ano.
"Estamos em negociações há vários meses com o Governo, mas principalmente com a ANA. Já estivemos reunidos com o seu CEO [administrador executivo], Jorge Ponce de Leão, que foi muito receptivo às nossas ideias", disse ainda o autarca.
A Câmara do Montijo já entregou no passado mês de Maio um caderno de encargos à concessionária dos aeroportos. "Essas questões foram passadas à ANA e a nossa proposta teve um bom acolhimento".
O contrato de concessão da ANA estipula que a partir dos 22 milhões de passageiros anuais a concessionária do grupo Vinci terá de combinar com o Governo português como se vai efectuar esse investimento, que deverá ser integralmente coberto pelo grupo privado.

Comentários