Montijo reúne jovens europeus até 28 de Setembro

"Um exemplo das políticas de cidadania jovem promovidas pela autarquia" 

Até 28 de Setembro, Montijo é palco do curso de formação Start the Change, realizado ao abrigo de uma candidatura da Câmara do Montijo e da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo ao programa comunitário Erasmus+ Já. A sessão oficial de abertura decorreu a 21 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Os 28 jovens participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, pelos vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva e pelo presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins.
28 jovens europeus participam no Start the Change no Montijo 
Nuno Canta deu as boas vindas aos jovens e assinalou que este projeto “é mais um exemplo das políticas de cidadania jovem promovidas pela autarquia, que têm contribuído para o conhecimento intercultural dos jovens montijenses, bem como para o alargamento das suas perspetivas ao nível da cooperação internacional e de uma cidadania europeia ativa”.
“Como cidadãos europeus partilhamos os mesmo valores e ideias e, por isso, beneficiamos das sinergias criadas por projetos como o Erasmus, que nos ajudam a redescobrir a nossa história, a promover a cooperação e a desenvolver interesses comuns”, acrescentou o autarca.
O curso de formação Start the Change conta com jovens de Portugal, Suécia, Itália, Hungria, Roménia, Polónia e Chipre que se encontram a debater boas práticas na área da juventude, do associativismo e da cidadania europeia, procurando a aquisição de competências para a implementação e desenvolvimento de iniciativas e projetos sociais com base nas necessidades das suas comunidades.

O programa 
Todas as atividades são baseadas no método de educação não formal. A parte principal do curso de formação será feita sob a forma de sessões práticas implementadas pelos participantes de uma forma learning-by-doing. Num ambiente de aprendizagem, os participantes serão incentivados a explorar desafios que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
Será dada especial atenção a um espaço para reflexão e avaliação, através da produção de documentação, assim como ao desenvolvimento de atividades temáticas de partilha das diversas realidades europeias, numa perspetiva de promoção dos valores europeus, especialmente a solidariedade, o respeito, o diálogo intercultural, a unidade na diversidade, a coesão, a inclusão e a participação ativa dos jovens.
Os jovens terão, ainda, a oportunidade de visitar um projeto social na comunidade para partilha de boas práticas, bem como uma visita cultural aos locais mais emblemáticos de Lisboa.
Este curso resulta de uma candidatura da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo em parceria com a Câmara Municipal do Montijo, através do Gabinete da Juventude, ao programa comunitário ERASMUS+JÁ e é mais um exemplo das políticas de cidadania jovem promovidas pela autarquia, que têm contribuído para o conhecimento intercultural dos jovens montijenses e para o alargamento das suas perspetivas ao nível da cooperação internacional.




Comentários